domingo, 30 de outubro de 2011

PARCEIROS: Congresso de adolescentes da Igreja Batista

Congresso de adolescentes da Igreja Batista
Uma parceria firmada entre a 3ª Igreja Batista e a escola Dr. Dirceu desde 2007, culmina em benefícios a ambas as partes escola sede o espaço para eventos da Batista e a mesma contribui com a escola no projeto minha escola meu jardim melhorando o visual da escola e com o Projeto PROBAEC, que atendeu nossos alunos com reforços escolares no horário oposto, a igreja melhorando sua infraestrutura e pretende no próximo ano voltar a atender nossos alunos neste maravilhoso programa que atende tanto o social quanto o pedagógico.
Neste fim de semana foi realizado o encontro estadual de adolescentes Batistas de Rondônia, cumprindo a o provebio bíblico "Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele."
É muito importante para a escola contar com estas parcerias, isto só vem a melhorar ainda mais os trabalhos desenvolvidos pela escola - a direção.










terça-feira, 25 de outubro de 2011

Prêmio ODM Brasil

> INSCRIÇÕES ABERTAS para a 4.ª edição até 31 de outubro de 2011


As inscrições para a 4.ª edição do Prêmio ODM Brasil estão sendo recebidas desde as 8h desta segunda-feira (1.º) até as 23h55 do dia 31 de outubro. O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 pelo governo federal - por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República - pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos).
As inscrições são gratuitas. O objetivo do Prêmio é valorizar e reconhecer publicamente práticas sociais desenvolvidas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam com o alcance as metas do milênio. As metas foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). [leia o regulamento]
Podem ser inscritas práticas que atendam a um ou mais Objetivos. São eles:
. Erradicar a extrema pobreza e a fome;
. Educação básica de qualidade para todos;
. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
. Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes;
. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
. Garantir sustentabilidade ambiental e
. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
Critérios de seleçãoAs práticas inscritas são avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas nos ODM do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As melhores iniciativas serão reconhecidas desde que atendam a alguns critérios, entre eles:
. contribuição para os ODM;
. impacto no público atendido,
. participação da comunidade,
. existência de parcerias,
. potencial de replicabilidade e
. articulação com outras políticas públicas.
> Clique aqui para inscrever uma prática
fonte:http:
www.odmbrasil.org.br/noticias_detalhes/127/-inscricoes-abertas-para-a-4-edicao-ate-31-de-outubro-de-2011

II Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas

O que é o II Prêmio Experiência Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças ?

O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.

Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.
Leia mais

Calendário

Lançamento e Abertura das Inscrições
21 de setembro de 2011

Encerramento das Inscrições
31 de dezembro de 2011

Leia mais

Regulamento

Com o objetivo de orientar a apresentação das Experiências Educacionais Inclusivas foi elaborado o presente Regulamento.
Antes de inscrever seu Relato de Experiência e/ou Texto Narrativo, leia atentamente todo o Regulamento, pois ele contém os procedimentos de participação, o detalhamento do processo de seleção e premiação, bem como os critérios a serem avaliados em cada uma das três categorias.
PARTICIPE!
download do regulamento Leia mais

Perguntas Frequentes ?!

Qual o período das inscrições?
O período de inscrições inicia-se em 21 de setembro de 2011 e se encerra em 31 de dezembro de 2011.
Depois de enviada, posso alterar a experiência da minha escola?
Não. As Experiências, uma vez encaminhadas, não poderão ser alteradas.

Fonte: http://peei.mec.gov.br


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ALUNAS DE HISTÓRIA APRESENTAM O CRISTIANISMO





PROFESSORA RAQUEL SILÊNCIO DE HISTÓRIA EXPLICA O SURGIMENTO DO CRISTIANISMO

Cristianismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cristianismo
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Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias) é uma religião abraâmica monoteísta [1] centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento.[2] A cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.[3]
A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental (separada do catolicismo em 1054 após o Grande Cisma do Oriente) e o protestantismo (que surgiu durante a Reforma Protestante do século XVI). O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias.
Os seguidores do cristianismo, conhecidos como cristãos,[4] acreditam que Jesus seja o Messias profetizado na Bíblia Hebraica (a parte das escrituras comum tanto ao cristianismo quanto ao judaísmo). A teologia cristã ortodoxa alega que Jesus teria sofrido, morrido e ressuscitado para abrir o caminho para o céu aos humanos;[5] Os cristãos acreditam que Jesus teria ascendido aos céus, e a maior parte das denominações ensina que Jesus irá retornar para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seus seguidores. Jesus também é considerado para os cristãos como modelo de uma vida virtuosa, e tanto como o revelador quanto a encarnação de Deus.[6] Os cristãos chamam a mensagem de Jesus Cristo de Evangelho ("Boas Novas"), e por isto referem-se aos primeiros relatos de seu ministério como evangelhos.
O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde o século IV.[13]
No início do século XXI o cristianismo conta com entre 2,2 bilhões de fiéis,[14][15][16] representando cerca de um quarto a um terço da população mundial, e é uma das maiores religiões do mundo.[17] O cristianismo também é a religião de Estado de diversos países.[18]




quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PROJETO "ESCOLA DOS SONHOS" CHAPA 01

A comissão eleitoral divulga o projeto básico da chapa 01, intutulado ESCOLA DOS SONHOS


PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. DIRCEU DE ALMEIDA
Setor 06, Rua Monteiro Lobato, 3348, Fone: (69) 3535-5288
CNPJ: 00.672.008/0001-02
Email: escoladirceu@hotmail.com Blog: dirceudealmeida.blogspot.com
Diretor – Ézio Pereira dos Santos
Vice - diretora – Maria de Lourdes Lopes Camargo

ESCOLA DOS SONHOS

Plano de Gestão 2012 – 2014



ARIQUEMES/RO - 2011
2.     - ÍNDICE/SUMÁRIO.


3.     - Identificação:    
2.1 – Diretor   
2.1.1 - Dados Pessoais
2.1.2 - Dados Funcionais
2.1.3 - Formação Acadêmica

2.2 – Vice – Diretora  
2.2.1 - Dados Pessoais
2.2.2 - Dados Funcionais
2.2.3 - Formação Acadêmica

4.     - História e Experiência Profissional dos Candidatos
4.1 - Diretor
4.2 - Vice – diretora

5.     - Realidade Social de Ariquemes no Contexto Educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Dirceu de Almeida.

6.     - Propostas de Trabalho:
6.1 - Objetivos
6.2 - Justificativa
6.3 - Estratégias
6.4 - Metas
6.5 – Ações
6.5.1 - Gestão de Recursos
6.1.2.1.1 - Melhorar o Aspecto Físico da Escola:
6.1.2.1.2 - Tornar Hábito o Cuidado Com os Bens Públicos:
6.5.2 - Gestão Pedagógica e de Resultados Educacionais
6.5.2.1 – Cotidiano
6.5.2.2 – EJA
6.5.2.3 - PSE – Programa Saúde Na Escola
6.5.3 - Gestão de Pessoas
6.5.4 - Gestão de Participativa


7.     Conclusão

8.     Bibliografia






3 – IDENTIFICAÇÃO:
2.1 - Diretor:    Ezio Pereira dos Santos

2.1.1 - Dados Pessoais: brasileiro, solteiro, gestor escolar, portador da cédula de xxxxxxxx e domiciliado xxxxxx, neste município.

2.1.2 - Dados Funcionais: Funcionário da prefeitura Municipal de Ariquemes-RO, sob matrícula xxxx , empossado 23 de janeiro de 2006 e xxx, empossado 29 de janeiro de 2009.

2.1.3 - Formação Acadêmica: Formado em Letras pela Unir – Vilhena/RO, pós-graduado em Lingüística e Literatura, e em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, ambas pela FAMA – Vilhena/RO.

2.2 - Vice – Diretora: Maria de Lourdes Lopes Camargo

2.2.1 - Dados Pessoais: brasileiro, casado, gestora escolar, portadora da cédula de identidade xxxxx, e devidamente inscrito no CPF/MF xxxx, residente e domiciliado xxxxxx, neste município

2.2.2 - Dados Funcionais: Funcionária da prefeitura Municipal de Ariquemes-RO, sob matrícula xxx, empossado 21 de junho de 1999.

2.2.3 - Formação Acadêmica: Formado em Pedagogia pela FIAR – Ariquemes/RO, pós-graduado em Administração, Orientação e Supervisão Escolar, pela FACISA – Xaxim/SC.
os dados não divulgados encontram-se em poder da comissão eleitoral para consultas.
4 – HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOS CANDIDATOS;
4.1 Diretor: Ezio Pereira dos Santos, nascido no Município de Rolim de Moura – RO, 01/12/1980, iniciou sua carreira no magistério aos 16 anos numa escola multisseriada. No ano de 2007 foi indicado diretor desta escola e em 2008 foi eleito diretor para a gestão 2009-2011, tem seu trabalho pautado na justiça e na ética. Alcançando o melhor IDEB, entre as escolas municipais de Ariquemes.

4.2 – Vice – diretora: Maria de Lourdes Lopes Camargo, nascida no Município de Manga – MG, 18/03/1967, iniciou sua carreira no magistério no de 1996 na Creche Madre Tereza de Calcutá. No ano de 2007 foi convidada para vice-diretora desta escola e em 2008 foi eleita Vice-diretora para a gestão 2009-2011, tem seu trabalho também pautado na justiça e na ética.



5 – REALIDADE SOCIAL DE ARIQUEMES NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. DIRCEU DE ALMEIDA.
A escola Dr. Dirceu de Almeida teve início com suas atividades em março de 1993 atendendo à necessidade do bairro, Setor 06, que vinha crescendo rapidamente e dos setores cujas aos setorr crescendo repidadamente  demanda aumentara demasiadamente. Nessa época funcionava, um prédio com três salas de aula, uma cozinha e dois banheiros, como extensão da escola Mário Quintana para atender alunos do bairro e adjacências. 06 turmas eram atendidas, sendo 3ª e 4ª séries e, os alunos eram acompanhados pelo então vigia/braçal/merendeiro/zelador/monitor Sr. Atílio Rigamonti, cujo trabalho muito contribuiu com a educação.
Intitulada EMEF “Dr. Dirceu de Almeida” em homenagem ao advogado Dr. Dirceu de Almeida, que prestava seus serviços pela prefeitura e falecido no estado de São Paulo, vítima de um câncer, nesta mesma época.
Funciona no período diurno e noturno, atendendo ao Ensino Fundamental Regular, integral e EJA. Com funcionários em sua maioria licenciados por área específica e/ou pós-graduados, outros estão concluindo a licenciatura plena e/ou a especialização.
A Proposta Pedagógica da escola teve sua criação em 1993 com reformulação em 2007 e neste ano de 2009 através de análise e avaliações das equipes. Com vistas a uma perspectiva alicerçada na realidade atual, encerrando uma proposta de renovação cujos objetivos estão direcionados à solução das problemáticas existentes, a escola caminha para a busca da reestruturação habitual e do sucesso no processo ensino-aprendizagem. O projeto não visa um fim em si mesmo, mas refere-se a um mapa norteador do caminho a ser seguido, buscando retratar a própria realidade com a reformulação das ações e metas, objetivos, estratégias, para que seja posto em prática o pensamento coletivo.
Conscientes desta necessidade e da situação educacional real do país há consciência de que somente através da educação podemos contribuir na formação de pessoas cidadãs, sabedoras de seus direitos e deveres, atuantes e com capacidade crítica de poder ler e viver o mundo, vivenciando a diversidade de valores éticos, morais e religiosos, visando à transformação da sociedade, com justiça e igualdade para todos. Fonte: PPP da escola



6 – PROPOSTAS DE TRABALHO
6.1 – OBJETIVOS
Melhorar o Ambiente físico, de convivência e sucessivamente o processo de ensino-aprendizagem, ultrapassando as metas do IDEB, traçadas pelo MEC para escola.

6.2 – JUSTIFICATIVA;
A importância do ambiente físico no processo de aprendizagem.
Segundo White (2008) o ambiente bem refrigerado é um suporte para uma condição precisa nos processos de aprendizagem. Ela também orienta que a escola deve ser uma referência para a saúde dos alunos e da comunidade.
Montessori (2005) defendia uma sala de aula que possibilitasse um ambiente didático- pedagógico, e também uma sala que permitisse a criança crescer com todo o universo proposto e preparado para sua aprendizagem.
No Dicionário Aurélio (2005, p. 360), ergonomia é o conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e máquina. Também é a técnica para identificar problemas de adequação do homem ao design das máquinas, equipamentos e ambiente de trabalho. Os ajustamentos proporcionarão ao homem forma e exercícios funcionais para a execução de suas tarefas.
Após a adequação do ambiente às medidas do indivíduo, e levar em consideração a relação perfeita do ambiente de trabalho, como os ruídos, a luz, o calor, odores, e materiais a ser usado no ambiente, faz com que o processo de apreensão e desenvolvimento cognitivo flua e a escola é responsável pelo desempenho e sistematização da aprendizagem.
De acordo com Rappaport (1982), o desenvolvimento cognitivo do aprendente depende do ambiente. Em si tratando de ambiente é compreensível neste trabalho que se remete ao ambiente físico, o qual abriga o aluno e possibilita a inserção de mediadores e materiais para a condução ao conhecimento.
Ambientes físicos escolares de qualidade são espaços educativos organizados, limpos, agradáveis, cuidados, com equipamentos e estrutura física adequados à realidade da escola.
Os recursos que são oriundos da arrecadação de impostos permitem a prestação de serviços de qualidade aos alunos, aos pais e à comunidade, além de oferecer boas condições de trabalho a todos, no entanto é preciso estar atento para o bom aproveitamento dos recursos existentes e uma organização que favoreça o convívio entre as pessoas e principalmente a valorização e o cuidado com o patrimônio público escolar.
Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence.
O papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos, as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento desses trabalhos.
O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando à valorização e desenvolvimento de todos na escola.
A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e exercida a cada dia.

6.3 – ESTRATÉGIAS
Reuniões semanais com a equipe gestora, e mensalmente com conselhos e funcionários, para momentos de prestação de contas, discussão das metas planejadas e desenvolvimento das ações propostas.
Encaminhamento do projeto com planilhas de custos a políticos e empresários que apóiam uma educação de qualidade e vêem às ações do projeto como necessárias para a melhoria do índice aprendizagem dos alunos.
6.4 – METAS
1.    Superar os índices do IDEB projetados para 2013 em todos os seguimentos;
2.    Elevar o índice de aprovação dos alunos para 91%;
3.    Manter o nível de harmonia entre os funcionários;
4.    Melhorar o nível de comunicação interna.




6.5 – AÇÕES
6.5.1 – GESTÃO DE RECURSOS

6.5.1.1 - MELHORAR O ASPECTO FÍSICO DA ESCOLA:
ü Climatizar todas as salas de aulas e de atendimentos;
ü Colocar cortinas (persianas) em todas as janelas;
ü Adequar as calçadas à acessibilidade;
ü Reformar todos os pisos e calçadas inadequados, substituindo-os por cerâmica de qualidade;
ü Estacionamento para carros e motos dos funcionários em lugar mais adequado;
ü Continuidade do Projeto Bosque da Saúde;
ü Continuidade do Projeto Minha escola meu Jardim;
ü Continuidade do Projeto horta escolar;
ü Projeto mini-quadras, transformar a quadra aberta em mini-quadras;
ü Projeto arte no muro reforma de parte da frente do muro;
ü Construção dos muros laterais dos fundos da escola que estão comprometidos;
ü Ligamento dos pavilhões com cobertura quadra x escola, pavilhão x cozinha.
ü Aquisição de um computador portátil por turma/período, para o professor manter os diários atualizado e diversificar as aulas;

6.5.1.2 - TORNAR HÁBITO O CUIDADO COM OS BENS PÚBLICOS:
ü Conscientizar o aluno sobre a importância de preservar o patrimônio público a fim de garantir uma boa qualidade de vida escolar;
ü Fazer entender que a conscientização é uma das formas de se preservar o patrimônio escolar;
ü Entender como se dá a degradação e a preservação do espaço público da escola;
ü Relatar experiências de degradação do patrimônio público e refletir sobre suas conseqüências;
ü Propor ações coletivas e individuais para preservar esse patrimônio.


6.5.2 - GESTÃO PEDAGÓGICA E DE RESULTADOS EDUCACIONAIS

6.5.2.1 - COTIDIANO
ü Monitorar as faltas ou desistências parceria entre SOE, Secretaria e Professores;
ü Aquisição de um computador por sala de aula para uso de mídias em sala de aula;
ü Elaborar metas individuais dos professores;
ü Dinamizar os trabalhos do SOE, procurando mais eficácia;
ü Aquisição das principais linhas telefônicas para o SOE.
ü Manter atualizado o mapa da paz com registros em livro atas específicos usado a
ü Buscar parcerias para o Projeto MAIS EDUCAÇAO;
ü Reforço no SESC LER;
ü Projetos desenvolvidos pelos professores, Coordenação Pedagógicos;
ü Projeto Momento cívico com recados e execuções dos hinos Nacional, Rondônia e Ariquemes;
ü Projeto Gincanas por áreas específicas;
ü Projeto de Leitura;
ü Brincando no parque.

6.5.2.2 - EJA
ü Sessão de estudos envolvendo gestores e professores;
ü Planejar as aulas de acordo com as faixas etárias;
ü Criar grêmio estudantil EJA;
ü Conselhos de classe;
ü Conselho de representantes de classe com os professores e gestores;
ü Assembléias gerais entre equipe escolar e alunos;
ü Palestras sobre questões sociais.
ü Oferecer cursos de relações humanas “atendimento ao público” para a secretária;

6.5.2.3 - PSE – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA:
ü Segurança Alimentar e promoção da alimentação saudável;
ü Promoção das atividades corporais e atividades físicas;
ü Prevenção ao uso de drogas;
ü Projeto escola da Paz;
ü Educação para saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS
ü Reunião de pais;
ü Trabalhar a saúde com profissionais da área;
ü DST/HIV;
ü Trabalho especial em separado com meninos e meninas;


6.5.3 - GESTÃO DE PESSOAS
ü Melhorar a comunicação interna;
ü Reuniões semanais com a equipe administrativa e Bimestrais de pais;
ü Fazer cumprir as leis quanto às faltas dos funcionários;
ü Valorizar o desempenho dos profissionais da educação com o projeto motivação,
ü Confraternização de recesso e de férias (Projeto Motivação);
ü Formação continuada em diversas áreas do conhecimento;
ü Formações oferecidas pela SEMED e MEC;

6.5.4 - GESTÃO DE PARTICIPATIVA
ü Reunião mensal com os conselhos Escolar, Alimentação;
ü Continuidade do Projeto Merenda Escola Participativa – Aluno Cidadão;
ü Grêmio estudantil reunião mensal com todos os líderes e o grêmio sob responsabilidade da equipe de gestora;
ü Conselho escolar atuante, reunião com equipe administrativa;
ü Associação de Pais e Professores ativa.



7 – CONCLUSÃO
Espera-se que com este projeto consiga melhorar o Ambiente físico, de convivência e sucessivamente o processo de ensino-aprendizagem, alcançando as metas estabelecidas pelo IDEB, para a escola.

8 – BIBLIOGRAFIA.
AMARAL SOBRINHO, J. O PDE e a gestão escolar no Brasil. Brasília, DF: MEC/BIRD/FUNDESCOLA, 2001.        [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. FUNDESCOLA: Boletim Técnico, Brasília, DF, v.7, n. 56, 2002.        [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. FUNDESCOLA: Manual de operação e implementação do Projeto FUNDESCOLA IIIA (MOIP). Brasília, DF: MEC, 2002.        [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. FUNDESCOLA: O programa. Disponível em: <www.fundescola.org.br>. Acesso em: mar. 2002.        [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. FUNDESCOLA: Fundo de fortalecimento da escola: 1998-2002. Brasília, DF: MEC, 2003.        [ Links ]
KRUPPA, S. O Banco Mundial e as políticas públicas de educação nos anos 90. 2001. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.        [ Links ]
LIMA, L.C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.         [ Links ]
MARRA, F.; BOF, A.; AMARAL SOBRINHO, J. Plano de desenvolvimento da escola: conceito, estrutura e prática. Brasília, DF: MEC/BIRD/FUNDESCOLA, 1999.        [ Links ]
LÜCK. HELOÍSA: A evolução da gestão educacional a partir de mudança paradigmática. Disponível em: < http://progestaoead.files.wordpress.com/2009/09/a-evolucao-da-gestao-educacional-h-luck.pdf >. Acesso em: set. 2011.        [ Links ]



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Ezio Pereira dos Santos
CANDIDATO A DIRETOR


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Maria de Lourdes Lopes Camargo
CANDIDATA A VICE-DIRETORA