sábado, 24 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

Assinado Ordem de Serviço para construção de muro na Escola Dr. Dirceu de Almeida


Em reunião realizada no Gabinete do Prefeito, tendo a presença do representante da empresa Marciano e Fernandes Ltda, foi assinada a Ordem de Serviço (OS) para construção do muro em alvenaria na Escola Dr. Dirceu de Almeida, localizada no Setor 6.
De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o investimento previsto é de R$ 39 mil e o prazo previsto para conclusão da obra é de 90 dias.

FONTE: ASSESSORIA – PMA

domingo, 11 de março de 2012

Valorização do professor



Ministro defende cumprimento da Lei do Piso em encontro de secretários

Natal - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quinta-feira, 8, na abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Natal, o reajuste de 22,22 % aplicado ao piso nacional de salário do magistério. "Sei que para alguns estados e municípios, o reajuste pode ter sido forte e gerar dificuldades, mas, estamos falando de apenas dois salários mínimos", disse.

Mercadante lembrou que alguns secretários e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Carlini, que estava presente, eram parlamentares quando o piso e a forma do seu reajuste (proporcional ao custo aluno do Fundeb) foram aprovados no Congresso Nacional, em 2008. "Nós votamos na lei e não houve objeção. Ao contrário, houve um grande consenso. Se não recuperarmos o valor do piso dos professores não teremos como atrair os jovens para a carreira. E todos sabemos que somos carentes de professores em todas as etapas da educação", ponderou.

O ministro ressaltou ainda que o dispositivo da lei que assegura um terço da jornada dos professores fora da sala aula também deve ser cumprido e lembrou que o Supremo Tribunal Federal votou pela constitucionalidade da lei ao examinar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta por cinco governadores. "Mas é preciso discutir essa questão dentro de um processo pedagógico. A hora atividade é para melhorar a educação, a aprendizagem e para o professor avaliar seus alunos, preparar as aulas, dedicar-se à sua formação", lembrou.

Mercadante concluiu sua intervenção fazendo um apelo aos secretários estaduais para que mobilizem suas bancadas parlamentares para aprovar com urgência o Plano Nacional de Educação para o período 2011-2020. "É fundamental aprová-lo este ano. Não podemos nos dar por satisfeitos. Precisamos aumentar os recursos para a educação", disse.

Neste sentido, o ministro ainda apelou aos secretários para que componham uma grande mobilização pela vinculação dos recursos do Pré-Sal para a educação. "Não podemos perder esta oportunidade".

Aloizio Mercadante passa esta quinta-feira em Natal. Depois da abertura da reunião do Consed, ele participa da entrega de 120 ônibus do programa Caminho da Escola, adquiridos pelo governo do estado. Anuncia também a construção de três novos campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, nos municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. 

Assessoria de Comunicação Social - MEC

quinta-feira, 8 de março de 2012

Funcionários fazem diagnóstico da escola

O PDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação. Ele foi concebido a partir da metodologia de planejamento estratégico utilizada pelo PDE Escola e sua formulação teve como principal objetivo universalizar a metodologia, tornando-a acessível a todas as escolas e secretarias interessadas.
Uma inovação importante desta ferramenta é o seu caráter auto-instrucional, o que significa que não é necessário realizar uma formação específica para conhecer a metodologia. Basta ler as orietações disponíveis em cada tela e refletir coletivamente sobre os problemas e desafios identificados. O PDE Interativo também possibilita que as Secretarias e o Ministério da Educação conheçam melhor as escolas e, a partir daí, proponham políticas públicas cada vez mais aderentes às necessidades delas.
Antes de iniciar a navegação e elaboração do plano, é importante entender como o sistema está organizado:
1) A metodologia do PDE Interativo envolve quatro grandes etapas: Identificação, Primeiros Passos, Diagnóstico e Plano Geral.
2) O Plano Geral está dividido em planos específicos e este ano a escola poderá visualizar o Plano de Formação (disponível para todas as escolas) e o PDE Escola (disponível apenas para as escolas priorizada por esse programa).
3) Esses dois planos (PDE Escola e Plano de Formação) possuem fluxos de análise independentes. Ou seja, não é obrigatório concluir o PDE Escola para enviar o Plano de Formação e vice-versa.
fonte: MEC







Homenagem ao dia das Mulheres

Mulher
Pra Descrever Uma Mulher Não É Do Jeito Que Quiser
Primeiro Tem Que Ser Sensível Se Não É Impossível
Quem Vê Por Fora Não Vai Ver Por Dentro O Que Ela É
É Um Risco Tentar Resumir
Mulher
De Um Lado É Corpo E Sedução Do Outro Força E Coração
É Fera E Sabe Machucar Mas É Primeira A Te Curar
Sempre Faz O Que Bem Quer Ninguém Pode Impedir
E Assim Começo A Definir
Mulher
Mulher, Entre Tudo Que Existe É Principal
Pra Você Gerar A Vida É Natural
Esse É O Mundo Da Mulher
Mulher, Que A Divina Natureza Fez Surgir
A Mais Linda Obra Prima Que Alguém Já Viu
Assim Nasceu A Mulher Nas Mãos De Deus
Por Mais Que Um Homem Possa Ter
Sem Ela Não Dá Pra Viver
Às Vezes Pede Proteção Pra Ter Um Pouco De Atenção
Se Finge Ser Tão Frágil Mas Domina Quem Quiser
Pois Ninguém Pode Definir
Mulher
Fonte: http://letras.terra.com.br/elba-ramalho/468413














fonte video: http://www.youtube.com/watch?v=alPaK2NQfyw

sábado, 3 de março de 2012

Absenteísmo escolar

Absenteísmo escolar

O absenteísmo ou absentismo escolar é a ausência não-justificada de estudantes nas escolas. Em geral, o absenteísmo é estudado em países com sistemas educacionais obrigatórios, e não inclui a ausência justificada, por atestados médicos, por exemplo. No Brasil, verifica-se que a principal causa do absenteísmo, justificado ou não, no ensino fundamental são as doenças respiratórias.[1]. No país, apenas o ensino fundamental é obrigatório, embora haja propostas de emenda à Constituição para estender essa condição ao ensino infantil e ao médio.
Segundo o Unicef, a permanência na escola por mais tempo garante aos estudantes uma aprendizagem mais ampla e consciente.[2]
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Biografia - Confúcio Moura

Confúcio Moura


Confúcio Moura
Foto:Marcello Casal Jr/ABr
9.º Governador de  Rondônia
Confúcio Aires Moura (Dianópolis,TO[1], 16 de maio de 1948), 63 anos, é um médico e político brasileiro, atual governador de Rondônia. Médico formado na Universidade Federal de Goiás em 1975. Casado com Maria Alice Moura, tem duas filhas, Bárbara e Débora. Filiado ao PMDB, elegeu-se deputado federal por Rondônia por três vezes consecutivas, 1994, 1998 e 2002.
Em 2004 foi eleito prefeito de Ariquemes, renunciando ao mandato de deputado. Seria reeleito para a prefeitura em 2008. Nas eleições estaduais de Rondônia em 2010 foi eleito, no segundo turno, governador do estado.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






















sexta-feira, 2 de março de 2012

O COELHO E O CACHORRO

Eram dois vizinhos. O primeiro vizinho comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho pediram um bicho para o pai. O doido comprou um pastor alemão. Papo de vizinho:
- Mas ele vai comer o meu coelho.
- De jeito nenhum. Imagina. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos, pegar amizade. Entendo de bicho. Problema nenhum.
E parece que o dono do cachorro tinha razão. Juntos cresceram e amigos ficaram. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças, felizes.
Eis que o dono do coelho foi passar o final de semana na praia com a família e o coelho ficou sozinho. Isso foi na sexta-feira. No domingo, de tardinha, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche, quando entra o pastor alemão na cozinha. Pasmo.
Trazia o coelho entre os dentes, todo imundo, arrebentado, sujo de terra e, é claro, morto. Quase mataram o cachorro.
- O vizinho estava certo... E agora, meu Deus?
- E agora?
A primeira providência foi bater no cachorro, escorraçar o animal, para ver se ele aprendia um mínimo de civilidade e boa vizinhança. Claro, só podia dar nisso. Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora? Todos se olhavam. O cachorro rosnando lá fora, lambendo as pancadas.
- Já pensaram como vão ficar as crianças?
- E você cala a boca, porra!
Não se sabe exatamente de quem foi a idéia, mas era infalível. Vamos dar um banho no coelho, deixar ele bem limpinho, depois a gente seca com o secador da sua mãe e coloca na casinha dele no quintal.
Como o coelho não estava muito estraçalhado, assim fizeram. Até perfume colocaram no falecido. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças. E lá foi colocado, com as perninhas cruzadas como convém a um coelho cardíaco.
Umas três horas depois eles ouvem a vizinhança chegar. Notam o alarido e os gritos das crianças. Descobriram! Não deu cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta. Branco, lívido, assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.
- O que foi? Que cara é essa?
- O coelho... O coelho...
- O quê que tem o coelho?
- Morreu!
Todos:
- Morreu? Inda hoje de tarde parecia tão bem...
- Morreu na sexta-feira!
- Na sexta?
- Foi. Antes da gente viajar as crianças enterraram ele no fundo do quintal!
***
A história termina aqui, neste domingo de páscoa, de noite. O que aconteceu depois não interessa. Nem ninguém sabe.
Mas o personagem que mais me cativa nessa história toda, o protagonista da história, é o cachorro.
Imaginem o pobre do cachorro que, desde sexta-feira procurava em vão pelo amigo de infância, o coelho. Depois de muito farejar, descobre o corpo. Morto. Enterrado. O que faz ele? Provavelmente com o coração partido, desenterra o pobrezinho e vai mostrar para os seus donos. Provavelmente estivesse até chorando, quando começou a levar porrada de tudo quanto é lado.
O cachorro é o herói. O bandido é o dono do cachorro. O ser humano. Sim, nós mesmos, que não pensamos duas vezes. Para nós o cachorro é o irracional, o assassino confesso. E o homem continua achando que um banho, um secador de cabelos e um perfume disfarçam a hipocrisia, o animal desconfiado que tem dentro de nós.
Julgamos os outros pela aparência, mesmo que tenhamos que deixar esta aparência como melhor nos convier. Maquiada.
Coitado do cachorro. Coitado do dono do cachorro. Coitado de nós, animais racionais.

TURMAS REGULAR MATUTINO 2012