Avaliação
do IDEB 2011
Resultados:
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Ideb Observado
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Metas Projetadas
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Escola
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2005
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2007
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2009
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2011
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2007
|
2009
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2011
|
2013
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2015
|
2017
|
2019
|
2021
|
5º ANO
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3.6
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3.9
|
5.0
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4.4
|
3.7
|
4.0
|
4.4
|
4.7
|
5.0
|
5.3
|
5.5
|
5.8
|
|
Ideb Observado
|
Metas Projetadas
|
Escola
|
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
2007
|
2009
|
2011
|
2013
|
2015
|
2017
|
2019
|
2021
|
9º ANO
|
3.4
|
3.4
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4.1
|
4.0
|
3.4
|
3.6
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3.8
|
4.2
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4.6
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4.9
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5.1
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5.4
|
O que o IDEB avalia?
Qualidade. Através da Prova Brasil Língua Portuguesa
e Matemática;
O índice de aproveitamento escola. Aprovação,
reprovação e evasão;
Multiplica-se a nota da Prova
Brasil pelo índice de aprovação chegando à nota final, portanto a nota que pesa
é a da Prova Brasil, se uma tiver a media 65
na Prova Brasil e um aproveitamento escolar de 0,95 sua nota final será 61,75.
Notas do
Ideb fazem educadores repensarem práticas pedagógicas
O Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está criando uma cultura de
avaliação no País. A opinião da pedagoga Mônica Samia é compartilhada pelo
Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que já realizou duas
pesquisas sobre os impactos causados pela divulgação das notas que medem o
ensino nos municípios brasileiros, desde 2007.
Apesar de
reconhecer limitações nas estatísticas para avaliar todos os fatores que
influenciam a qualidade de ensino nas escolas, d pedagoga Mônica Samia acredita
que o Ideb contribui para que professores, coordenadores, diretores e
secretários repensem o próprio trabalho. “Ele possui falhas, mas retrata alguma
coisa. O Ideb impulsionou as redes a quererem melhorar”, diz.
A
educadora Maria de Salete Silva, coordenadora do programa de educação do Unicef
no Brasil, acredita que os brasileiros precisam mudar o modo como encaram a
avaliação. “Dar nota é sempre vinculado à punição, mas o grande objetivo da
avaliação deve ser a melhoria. O Ideb é apenas um indicador, mas provocou
mudanças em diferentes áreas nos municípios que cresceram as médias”, analisa.
Mudanças
de postura
A última
pesquisa coordenada por Mônica - Caminhos do Direito de Aprender - analisou
municípios que foram mal avaliados e conseguiram melhorar o desempenho. Em
todos, a vergonha de estar na lanterna os fez mudar. Em Apuarema, município com
pior nota na 4ª série, professores e diretores envergonhados sentem o peso de
estar no final da lista.
A falta
de infraestrutura física das escolas, os problemas socioeconômicos dos
municípios, os recursos escassos para investimentos em professores e colégios e
a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos não impediram que
gestores e educadores cruzassem os braços.
Especialista
em formação de professores, Mônica critica a naturalização do fracasso escolar.
“As escolas serem ruins e meninos não aprenderem é mais natural para o País do
que eles irem bem. Essa cultura nociva está enraizada nas pessoas. Com a
divulgação de resultados, isso está sendo rompido, porque aparece para a
sociedade”, analisa.
Fonte: CNTE
Após a
observação dos índices alcançados pela escola no ano 2011, abriu-se varias discussões,
com a participação de todos os funcionários presentes (equipe de apoio,
pedagógica, gestora, administrativa e técnica), também membros da APP e Conselho
Escolar.
O diretor
fez uma breve explanação da forma que os cálculos finais do Ideb são realizados,
e da importância do aprendizado do aluno, pois com uma boa nota na Prova Brasil
(qualidade) mesmo que o número de alunos retidos e evadidos venha a ultrapassar
nossas metas (quantidade) ainda temos a chance de ter uma boa nota final.
Com isso
passamos para alguns questionamentos importantes, ao final percebeu-se o
interesse dos funcionários presentes em entender melhor o ideb, e que mesmo que
falho em algumas situações ele serve para alavancar o interesse individual e
mutuo para uma educação de melhor qualidade.
Questionamentos:
1.
Com base na realidade da escola
quais os fatores que levaram a esta queda nos índices da escola?
a)
Troca de
professores e metodologias;
b)
Falta de
professores e da assiduidade de alguns educadores;
c)
Absentismo
escolar;
d) Parceria Escola x Família;
e)
Ainda
existem práticas pedagógicas que não contribuem para o bom desempenho do aluno;
f)
Alguns professores
ainda encontram dificuldade em se adequar a esta nova realidade de ensino;
g)
Reflexos
da não valorização adequada do resultado do ideb no prêmio Escola nota 10.
2.
O que a escola deve fazer para melhorar
a qualidade de ensino?
a)
Trabalho
em equipe;
b)
Melhorar
as práticas pedagógicas;
c)
Utilizar
mais os materiais pedagógicos oferecidos pela escola, que são muitos por sinal
em quase todas as áreas;
d) Combater ainda mais o Absentismo
escolar, buscando parceria com Conselho Tutelar e Ministério Público nos casos
em que a escola não consiga resolver;
e)
Colaborar
no pátio assumir de fato o papel de educadores no sentido de não permitir que
alunos matem aula dentro da escola;
f)
Os
professores de outras disciplinas podem estar contribuindo a partir de práticas
como correção, cobrança de leitura e interpretação, cálculos mentais e outros.
g)
Incentivo
a leitura;
h) Fazer com que a formação
continuada oferecida ao professor chegue ao aluno;
i)
Metodologia
voltada a Prova Brasil;
j)
Conscientização
e divulgação dos resultados da Prova Brasil;