sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fofoqueiro É a Imagem do Cão

Fofoqueiro É a Imagem do Cão

Bezerra da Silva


Fofoca pra mulher é feio
Pra barbado é pior, podes crer
Fofoca pra mulher é feio
Pra barbado é pior, podes crer
Assim como ele fala de você pra mim
Também mete o malho de mim pra você
É que fofoqueiro é um atraso de vida
Não é sujeito homem, é um safadão
Cara a cara não fala, só fala por trás
Ele até mete o malho na vida do cão
E quando o pilantra se vê prensado
Ele treme na base e começa a chorar
É que o coisa ruim é um tremendo patife
Cagueta os irmãos para se aguentar
Fofoca pra mulher é feio
Pra barbado é pior, podes crer
Fofoca pra mulher é feio
Pra barbado é pior, podes crer
Assim como ele fala de você pra mim
Também mete o malho de mim pra você
É que o língua ferina não é brincadeira
Ele faz a caveira até do satanás
Faz mulher casada perder o marido
E malandro passar o amigo pra trás
Esse prego chegou lá no céu
Logo organizou um tremendo conflito
Fez são pedro pegar são joão de bolacha
E são jorge guerreiro atropelou benedito
O canalhocrata foi expulso do céu
E parou no inferno como um indigente
Chegou lá inventou que o saci-pererê
Perdeu sua perna mancando com jeito
Fofoca pra mulher é feio
Pra barbado é pior, podes crer
Fofoca pra mulher é feio
Pra barbado é pior, podes crer
Assim como ele fala de você pra mim
Também mete o malho de mim pra você

ESTE MAL VEM CAUSANDO A MAIORIA DAS CONFUNÇÕES NO NOSSO DIA-A-DIA ENTRE AS ALUNAS, VAMOS ACABAR COM OS FOFOQUEIROS. COMO? FINGE QUE HOUVE E NÃO LEVEM PRA SI O QUE FALARAM. VIVA EM PAZ!

JOGOS DA APAE

Em um projeto organizado pela Prof. Adriana juntamente com a Coordenadora Francinete, os alunos tiveram a oportunidade de sentir na pele a realidade dos nossos portadores de necessidades especiais e encerraram o projeto com a arrecadação de cesta básica, e foram assistir aos jogos da APAE.
Parabéns aos organizadores do evento em especial a nossas colegas de trabalho pelo maravilhoso projeto.









VIAGEM A COSTA MARQUES DO MAIS EDUCAÇAO

LINK PARA O VIDEO

VIAGEM A COSTA MARQUES DO MAIS EDUCAÇAO

http://www.youtube.com/watch?list=PLCFE766F4CCC9B994&v=WQX1VCyEfCY&feature=player_embedded

MAIS EDUCAÇÃO MÊS AGOSTO

3.2 ATIVIDADES PROGRAMADAS

3.2.1 ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO:
História e Geografia – Estudo da relação dos seres humanos com tempos e espaços na co-produção e transformação cultural, política e histórica.
Letramento/Alfabetização – Desenvolvimento da função social da língua portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita. Compreensão e produção de textos de diferentes gêneros em situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.
Matemática – Potencialização de aprendizagens matemáticas significativas por meio de resoluções problemas, mobilizando os recursos cognitivos dos estudantes.

3.2.2 ESPORTE E LAZER:
• Futsal - Apoio às práticas esportivas para o desenvolvimento integral dos estudantes pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos, proporcionando, assim, a promoção da saúde.

3.2.3 CULTURA, ARTES E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL:
Danças – Organização de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitam apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens. Promoção da saúde e socialização por meio do movimento do corpo em dança.

3.2.4 COMUNICAÇÃO E USO DE MÍDIAS:
Vídeo – Introdução à leitura crítica do produto audiovisual, compreensão dos elementos que compõem a sintaxe audiovisual, instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais locais e busca de espaços de visibilidade para as produções locais. Utilização de recursos audiovisuais para produção de vídeos educativos. Criação de pequenos documentários e/ou curtas-metragens, envolvendo os estudantes em pesquisas, levando-os a refletirem e recriarem suas vidas em movimento.
 Mesmo sem local adequado a equipe de Fanfarra tem feito seu Brilho nas apresentações realizadas pelo grupo.

Coordenação: Alini Lunardi
Monitores: Cleverson e Gelça
 













sábado, 25 de agosto de 2012

SEMANA DO FOLCLORE – LENDAS BRASILEIRAS


Objetivo: trabalhar a leitura, a escrita e a reescrita de textos.
Devido o dia do Folclore (22 de agosto), resolvi fazer um projeto no qual resgatasse as lendas. Com isto durante a semana tivemos as lendas da Iara, Mula sem cabeça, Curupira, Vitoria Regia, e por fim o Saci, todas as lendas contada e discutida na roda de conversa.
Foi passado em sala o vídeo das lendas uma de cada vez e depois no Auditório todas de uma só vez, na aula de informática eles também fizeram leitura das lendas, os alunos gostaram muito, pois no computador da escola tinha as historinhas trabalhadas, depois produziram o texto em dupla, reescreveram os textos sozinhos, após montaram um livro com as lendas. Toda semana eles tem recebem um lembrancinha, nada mais justo do que cada um confeccionar a sua, com isto fizeram a mascara e o gorro do saci, após os meninos apresentaram a historinha do Saci na versão que cada um havia inventado e as meninas a  da Sereias.
Confeccionaram também o Saci se escondendo na floresta feito com garrafa e palitos de churrascos estas foram algumas coisas que aconteceu na nossa salinha.
PROFESSORA AMÉLIA 2ºB

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PARABENS COORDENADORAS


 


Nossas coordenadoras exercem um papel mediador entre os professores e alunos, dando todo o apoio possível para que o trabalho dos professores tenha resultados satisfatórios.
A você coordenadora que traça metas e projetos a curto, médio e longo prazo juntamente com a direção e com os professores, no sentido de promover um dinamismo à escola.
A vocês, nossas  coordenadoras que são tudo isso e muito mais, que trabalha, mediam, projeta, prevê resultados, cobra, pesquisa, enfim, auxilia bastante a direção escolar e ajuda enriquecer a educação de nossa escola. DESEJAMOS TODA FELICIDADE DO MUNDO PARA VOCÊS - Equipe Gestora

NIVALDA ( 1º e 2º anos)

ANGELA (3º aos 5º anos)

FRANCINETE  (6º aos 9º anos)

MAURICIA  (EJA - Noturno)

ALINE  (Educação Integral)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Avaliação do IDEB 2011


Avaliação do IDEB 2011

Resultados:
Ideb Observado
Metas Projetadas
Escola
2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
5º ANO
3.6
3.9
5.0
4.4
3.7
4.0
4.4
4.7
5.0
5.3
5.5
5.8

Ideb Observado
Metas Projetadas
Escola
2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
9º ANO
3.4
3.4
4.1
4.0
3.4
3.6
3.8
4.2
4.6
4.9
5.1
5.4

O que o IDEB avalia?
Qualidade. Através da Prova Brasil Língua Portuguesa e Matemática;
O índice de aproveitamento escola. Aprovação, reprovação e evasão;
Multiplica-se a nota da Prova Brasil pelo índice de aprovação chegando à nota final, portanto a nota que pesa é a da Prova Brasil, se uma tiver a media 65 na Prova Brasil e um aproveitamento escolar de 0,95 sua nota final será 61,75.

Notas do Ideb fazem educadores repensarem práticas pedagógicas
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está criando uma cultura de avaliação no País. A opinião da pedagoga Mônica Samia é compartilhada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que já realizou duas pesquisas sobre os impactos causados pela divulgação das notas que medem o ensino nos municípios brasileiros, desde 2007.
Apesar de reconhecer limitações nas estatísticas para avaliar todos os fatores que influenciam a qualidade de ensino nas escolas, d pedagoga Mônica Samia acredita que o Ideb contribui para que professores, coordenadores, diretores e secretários repensem o próprio trabalho. “Ele possui falhas, mas retrata alguma coisa. O Ideb impulsionou as redes a quererem melhorar”, diz.
A educadora Maria de Salete Silva, coordenadora do programa de educação do Unicef no Brasil, acredita que os brasileiros precisam mudar o modo como encaram a avaliação. “Dar nota é sempre vinculado à punição, mas o grande objetivo da avaliação deve ser a melhoria. O Ideb é apenas um indicador, mas provocou mudanças em diferentes áreas nos municípios que cresceram as médias”, analisa.
Mudanças de postura
A última pesquisa coordenada por Mônica - Caminhos do Direito de Aprender - analisou municípios que foram mal avaliados e conseguiram melhorar o desempenho. Em todos, a vergonha de estar na lanterna os fez mudar. Em Apuarema, município com pior nota na 4ª série, professores e diretores envergonhados sentem o peso de estar no final da lista.
A falta de infraestrutura física das escolas, os problemas socioeconômicos dos municípios, os recursos escassos para investimentos em professores e colégios e a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos não impediram que gestores e educadores cruzassem os braços.
Especialista em formação de professores, Mônica critica a naturalização do fracasso escolar. “As escolas serem ruins e meninos não aprenderem é mais natural para o País do que eles irem bem. Essa cultura nociva está enraizada nas pessoas. Com a divulgação de resultados, isso está sendo rompido, porque aparece para a sociedade”, analisa.
Fonte: CNTE

Após a observação dos índices alcançados pela escola no ano 2011, abriu-se varias discussões, com a participação de todos os funcionários presentes (equipe de apoio, pedagógica, gestora, administrativa e técnica), também membros da APP e Conselho Escolar.
O diretor fez uma breve explanação da forma que os cálculos finais do Ideb são realizados, e da importância do aprendizado do aluno, pois com uma boa nota na Prova Brasil (qualidade) mesmo que o número de alunos retidos e evadidos venha a ultrapassar nossas metas (quantidade) ainda temos a chance de ter uma boa nota final.
Com isso passamos para alguns questionamentos importantes, ao final percebeu-se o interesse dos funcionários presentes em entender melhor o ideb, e que mesmo que falho em algumas situações ele serve para alavancar o interesse individual e mutuo para uma educação de melhor qualidade.

Questionamentos:
1.    Com base na realidade da escola quais os fatores que levaram a esta queda nos índices da escola?
a)        Troca de professores e metodologias;
b)        Falta de professores e da assiduidade de alguns educadores;
c)        Absentismo escolar;
d)       Parceria Escola x Família;
e)        Ainda existem práticas pedagógicas que não contribuem para o bom desempenho do aluno;
f)         Alguns professores ainda encontram dificuldade em se adequar a esta nova realidade de ensino;
g)        Reflexos da não valorização adequada do resultado do ideb no prêmio Escola nota 10.

2.    O que a escola deve fazer para melhorar a qualidade de ensino?
a)        Trabalho em equipe;
b)        Melhorar as práticas pedagógicas;
c)        Utilizar mais os materiais pedagógicos oferecidos pela escola, que são muitos por sinal em quase todas as áreas;
d)       Combater ainda mais o Absentismo escolar, buscando parceria com Conselho Tutelar e Ministério Público nos casos em que a escola não consiga resolver;
e)        Colaborar no pátio assumir de fato o papel de educadores no sentido de não permitir que alunos matem aula dentro da escola;
f)         Os professores de outras disciplinas podem estar contribuindo a partir de práticas como correção, cobrança de leitura e interpretação, cálculos mentais e outros.
g)        Incentivo a leitura;
h)        Fazer com que a formação continuada oferecida ao professor chegue ao aluno;
i)          Metodologia voltada a Prova Brasil;
j)          Conscientização e divulgação dos resultados da Prova Brasil;