ESCOLA
DR DIRCEU REALIZA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012
Desde a entrada dos atuais gestores tornou-se
habito cumprir esta agenda que visa avaliar a escola num todo no tocante a gestão
em dimensões que atendam todas as perspectivas educacionais e a partir desta avaliação
traçar metas e ações necessárias para a melhoria da qualidade de ensino nesta
instituição.
“Libâneo (2004, p.52) afirma que: O projeto
pedagógico deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da
escola. Considera o que já instituído (legislação, currículos, conteúdos,
métodos, formas organizativas da escola etc), mas tem também uma característica
de instituinte. A característica de instituinte significa que o projeto
institui, estabelece, cria objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de
agir, estruturas, hábitos, valores, ou seja, institui uma cultura
organizacional. Nesse sentido ele sintetiza os interesses, os desejos, as
propostas dos educadores que trabalham na escola. Com esse enfoque que o
projeto-político-pedagógico da escola deve ser construído, implantado, avaliado
e constantemente readaptado nas percepções de suas deficiências, com a promoção
e o envolvimento de todos, em uma perspectiva democrática de transformação para
a democracia e de busca da democracia.
Neste contexto a avaliação vem ganhando grande
destaque e relevância na atualidade. Por contribuir com a gestão, no sentido de
melhoria da instituição, esse tipo de estratégia traz de forma eficaz auxílio
para a tomada de decisões que norteiam os caminhos educacionais.
O avanço da educação também se constrói a partir
de ações propostas e articuladas pela gestão escolar. Assim, a avaliação
institucional torna-se uma ação que subsidia os contextos escolares, indicando
as potencialidades e os aspectos que precisam ser melhorados.”fonte: http://www.webartigos.com/artigos/avaliacao-institucional-avancos-na-melhoria-da-qualidade-do-ensino/8332/