PROJ. POL. PEDAGÓGICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES-RO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO
ESCOLA DR DIRCEU DE ALMEIDA


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



1. DIAGNÓSTICO

O Projeto Político Escolar é o resultado de inúmeras idéias levantadas nos vários segmentos das comunidades escolar e local, unidas tecnicamente, com o objetivo e pensamento coletivos para atender às expectativas de uma escola promissora, democrática e ideal para a inserção do discente no contexto social, com dignidade, capacidade de exploração, criticidade e autonomias baseadas nos princípios éticos, morais e sociais. Estes objetivos estão acordados com a nova LDB, como se pode observar a seguir.
  



PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS

       A escola, para atingir seus objetivos, precisa ser aberta, acolhedora e coerente. Uma escola que valorize a diversidade cultural, cultue um bom relacionamento entre todos, demonstre prazer em trabalhar buscando novos conhecimentos e acima de tudo que tenha uma função transformadora, levando o aluno a ter conhecimento da escrita, da leitura e do cálculo, e que seja capaz de construir um posicionamento individual e coletivo, a partir da visão crítica, refletindo sobre a necessidade da mudança, o que desencadeia o bem-estar social e o aprimoramento de ideais sócio-culturais.
         Para que isso aconteça é necessário incentivar continuamente a participação dos alunos como cidadãos dentro da própria escola, desenvolvendo a responsabilidade, compromisso com o estudo, o gosto pela leitura visando com maior clareza o acesso ao conhecimento, discutindo e aprofundando em questões relacionadas a aprendizagem , a política educacional e aos temas transversais, enfim, que busque e intensifique a vivência dos valores cristãos, morais e éticos. 
         Diante dessa inovação, assustadoramente veloz, que vem ocorrendo na sociedade nos meios tecnológicos e de comunicação, a escola não consegue fazer esse caminhar na mesma proporção e, uma maneira de tentar se adaptar é aderir aos modismos dentro da sala de aula como ponto de partida e não finalização da aprendizagem, principalmente nas disciplinas consideradas mais críticas como Português e Matemática.
         O que vem acontecendo é que o professor tem que tornar seu desempenho polivalente e, esse perfil profissional acontece porque as necessidades atuais não estão sendo atendidas. A profissão docente requer a todo tempo estudo e reflexão, havendo necessidade da implementação de um espaço de reflexão e troca de idéias e experiências entre os profissionais de disciplinas afins, interdiscplinarmente,  buscando levar o aluno a aprender de maneira mais prazerosa, economizando esforços diante de tantos desafios. Assim, a escola busca, através do pensamento coletivo, planejar situações que promovam o entrosamento e o desenvolvimento permanentes, dentro dos PCNs, LDB e de acordo com o regimento escolar, levando em conta os três elementos essenciais: o conteúdo a ser aprendido, o aprendiz e o responsável por fornecer as condições necessárias à aprendizagem. No entanto, isso não dizima a importância da influência necessária da formação continuada do corpo docente, da força de trabalho da equipe, do papel do diretor, da participação da comunidade, da importância da leitura e, sem dúvida, da avaliação diária para melhorar a aprendizagem.


PRINCÍPIOS E DIRETRIZ GERAL

         Por meio da gestão participativa, almejamos  formar cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e deveres, atuantes na sociedade, com habilidade de ler o mundo, capazes de criá-lo e recriá-lo, transformando-os em cidadãos idealistas e comprometidos, que possam e saibam vivenciar com sabedoria, respeitando as diferenças sociais quanto aos aspectos éticos, morais, culturais, religiosos e sociais, expressos nos princípios de justiça, fraternidade e solidariedade.
         Partindo deste princípio pretendemos seguir a linha crítico-social, que possibilita uma educação de qualidade, onde se pode abranger o indivíduo como um todo, como um ser dotado de inteligência e de capacidade para romper as barreiras, por mais difíceis que possam parecer. Assim, estar-se-á conscientizando toda comunidade escolar e social através da construção desse trabalho, sobre a importância da participação efetiva dos envolvidos na educação, para que o corpo discente tenha uma educação de qualidade e consiga enfrentar todos os obstáculos com segurança e perseverança. Haja vista que o projeto político pedagógico é uma alavanca para o envolvimento e participação de todos e que o aluno seja um ser consciente, participativo, e lute pelos seus ideais com determinação e segurança, respeitando seus direitos e cumprindo seus deveres.
                          




1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

A proposta pedagógica foi elaborada de maneira que procure atender às necessidades da escola como um todo, com melhores condições de trabalho e uma educação de qualidade. A escola e toda a comunidade, esta foi vista  como referencial de base para que a educação não se restrinja somente a escola, mas, que vincule na preocupação de formar cidadãos capazes de atuarem digna e satisfatoriamente na sociedade. Procurou-se ir a campo, ver e ouvir às famílias, suas solicitações e anseios, através de um trabalho conjunto direção/funcionários/alunos/comunidade para não desvirtualizar os objetivos e  as metas do Projeto Político Pedagógico.





1.1.1     HISTÓRICO

¨      Do município
O nome Ariquemes é uma homenagem à tribo indígena Arikeme habitantes originais dessa região. Estes índios falavam o TXAPAKURA, dentro do grupo lingüístico TUPI, a tribo foi extinta, mas gravou seu nome na história de Ariquemes.
Por volta de 1794, o Vale do Jamari, onde surgiu o núcleo que deu origem ao município de Ariquemes, mas sua ocupação efetiva começou a partir de 1909 com a construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Rio Madeira, cuja expedição era chefiada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Em 1915, denominado 3º Distrito do município de Santo Antônio do Rio Madeira ocorreu grande migração nordestina, com ocupação das terras e extração do látex da borracha. A decadência deste ciclo da borracha e sua posterior recuperação com a eclosão da 2º Guerra Mundial ocorrem nova demanda de migração.
Em 1943, o Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto cria o Território Federal do Guaporé, e a região passa a fazer parte do município de Porto Velho como Distrito de Ariquemes. Induzido pelo Governo Federal, houve um fluxo migratório de seringueiros, formando um exército de "Soldados de Borracha". A descoberta de cassiterita e minério de estanho, em 1958, resulta em novos contingentes migratórios vindos de diversos pontos do país.
Em 1960, o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, determinou ao Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), a abertura e construção da estrada que acabou se tornando o leito da BR 364. Em 1972, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA iniciam estudos das áreas desapropriadas, que resultaram nos projetos de assentamento "Burareiro" e "Marechal Dutra", sendo implantados em 1975.
Em 11 de outubro de 1977, através da Lei nº 6448, Ariquemes adquire sua emancipação política com a instalação política do município no dia 21 de novembro. Em 1981 cedeu parte da sua área para a criação do município de Jaru, em 1988 cede área para a criação do município de Machadinho D’ Oeste e em 1992 foram doadas áreas para a formação dos municípios: Jamari, Cacaulândia, Alto Paraíso, Rio Crespo e Monte Negro.
Em se tratando da área educacional, é objetivo da Prefeitura Municipal de Ariquemes ser referência estadual de qualidade na educação integral e do campo, caracterizada por ações solidárias, inclusivas, democráticas, ética e empreendedora. Visando a formação do aluno/cidadão através de uma escola com elevado padrão de qualidade, pela eficiência e eficácia dos serviços prestados, pelo respeito às pessoas, pela transparência das ações, na perspectiva de sua autonomia e da otimização do processo de ensino-aprendizagem.
Nas escolas pertencentes ao sistema Municipal de Ensino são fortalecidas as ações de combate ao trabalho infantil e uso indevido de drogas, tais como: Bolsa Família; Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, parceria com 7° Batalhão da Polícia Militar; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Programa Sentinela e Guarda Mirim.
No âmbito municipal são desenvolvidas as ações/projetos: Centro de Internação Domiciliar – CID; Planejamento Municipal de Gestão Energética – PLAMGE, com adoção de medidas para reduzir o consumo de energia elétrica; Advocacia Comunitária, acesso da comunidade aos serviços jurídicos; Inclusão Digital e 13 escolas municipais atendidas com laboratórios de informática.


¨      Da escola

A escola Dr. Dirceu de Almeida teve início com suas atividades em março de 1993 atendendo à necessidade do bairro, Setor 06, que vinha crescendo rapidamente e dos setores cujas aos setorr crescendo repidadamente  demanda aumentara demasiadamente. Nessa época funcionava, aqui no setor, um prédio com três salas de aula, uma cozinha e dois banheiros, como extensão da escola Mário Quintana para atender alunos do bairro e adjacências. 06 turmas eram atendidas, sendo 3ª e 4ª séries e, os alunos eram acompanhados pelo então vigia/braçal/merendeiro/zelador/monitor Sr. Atílio Rigamonti, cujo trabalho muito contribuiu com a educação. A  escola foi entitulada EMEF “Dr. Dirceu de Almeida” em homenagem ao advogado Dr. Dirceu de Almeida, que prestava seus serviços pela prefeitura e falecido no estado de São Paulo, vítima de um câncer, nesta mesma época.
Na trajetória de seus 16 anos a jovem escola teve em seu currículo 10 administradores este último, Ézio Pereira dos Santos e Maria de Lourdes Lopes Camargo, vicediretora, eleitos democraticamente através do voto secreto e livre, uma conquista para a educação que tanto lutou pela liberdade de escolha de seu representante.
Hoje a escola funciona nos períodos diurno e noturno atendendo ao Ensino Fundamental Regular e EJA, com 1.050 alunos e 85 funcionários, em sua maioria licenciados por área específica e pósgraduados, outros estão concluindo a licenciatura plena e/ou a especialização. A equipe gestora é formada por profissionais habilitados e competentes para o trabalho que lhes é comum, procurando investir na criação de oportunidades para desenvolver relações interpessoais, cognitivas, afetivas, éticas e estética como base para chegar ao sucesso da construção do conhecimento investindo num clima organizacional.
A escola ainda investe em práticas metodológicas para promover a autoestima do professor e demais funcionários para que se encontre alternativas de organização de trabalho e harmonia constante reforçando o trabalho coletivo em função da valorização do fazer cotidiano e promoção crescente.
A Proposta Pedagógica da escola teve sua criação em 1993 com reformulação em 2007 e neste ano de 2009 através de análise e avaliações das equipes. Com vistas a uma perspectiva alicerçada na realidade atual, encerrando uma proposta de renovação cujos objetivos estão direcionados à solução das problemáticas existentes, a escola caminha para a busca da reestruturação habitual e do sucesso no processo ensino-aprendizagem. O projeto não visa um fim em si mesmo, mas refere-se a um mapa norteador do caminho a ser seguido, buscando retratar a própria realidade com a reformulação das ações e metas, objetivos, estratégias, para que seja posto em prática o pensamento coletivo.
Durante o levantamento de dados, refletimos mais intensamente sobre os problemas sócio-econômicos da comunidade, ao qual a escola está inserida, sobre as condições que vivem a nossa clientela estudantil bem como se apresenta a pessoa humana, fruto da ideologia neoliberal. Diante dessa realidade, os objetivos aqui traçados acreditamos serem indispensáveis ao trabalho de educação/formação dos sujeitos sociais.
Conscientes desta necessidade e da situação educacional real do país há consciência de que somente através da educação podemos contribuir na formação de pessoas cidadãs, sabedoras de seus direitos e deveres, atuantes e com capacidade crítica de poder ler e viver o mundo, vivenciando a diversidade de valores éticos, morais e religiosos, visando a transformação da sociedade, com justiça e igualdade para todos.


1.1.2 CONTEXTO SÓCIO ECONÔMICO E CULTURAL DA ESCOLA


A sociedade enfrenta problemas contemporâneos como a corrupção, a discriminação, as injustiças sociais, a violência, a desigualdade social, a fome, entre outras. De acordo com os resultados da pesquisa, a comunidade continua  a mercê das soluções dessas situações, que muito influenciam em sua vida social e escolar, o que vem caracterizando a qualidade de vida das pessoas que tendem a enfrentar a competitividade e o individualismo, gerando a exclusão de várias pessoas desempregadas ou com baixos salários.
Com o crescimento de grupos considerados antissociais, a violência, a prostituição, o abandono entre outras situações degradantes e periculosas há uma preocupação constante tanto dos pais quanto da escola em formar cidadãos conscientes preparando-os para uma sociedade exigente. Infelizmente constata-se que muitos elementos estão infiltrados na escola facilitando as ocorrências indisciplinares e muitos outros problemas como gravidez precoce, o uso de bebidas alcoólicas e drogas, evasão e retensão, baixo rendimento  devido a evasão escolar e distorção de idade série.
A escola conta hoje com 15 salas de  aulas num total de 38 turmas nos turnos, matutino 15, vespertino 15 e noturno 8, atendendo a uma clientela de 1050 discentes trabalhando no resgate dos valores morais, culturais e sociais, reativando princípios que visem a boa convivência, com a aplicabilidade dos temas transversais, que realcem a importância destes valores, da paz e amor fraterno anunciado nas igrejas e mundialmente nos meios de comunicação e, a conscientização dos pais em disponibilizar mais tempo aos filhos.                     


1.1.2.1 CONTEXTO SÓCIO ECONÔMICO E CULTURAL DO BAIRRO


O bairro, Setor 06, tem hoje 5.205 habitantes, 1.735 lotes sendo 40 com área sem construção. A infra-estrutura do bairro pode ser descrita da seguinte forma: 65% das ruas são asfaltadas, 50% das residências possuem água tratada, a CERON fornece energia elétrica a 95% da população e 90% de iluminação pública, 01% de drenagem pluvial,  00% de esgoto sanitário e 80% da população é atendida pela coleta de lixo. Atende também aos bairros adjacentes.
O padrão de habitação do bairro é considerado médio/popular considerando que grande parte da população é assalariada e/ou são autônomos. O Setor é contemplado com uma escola municipal, uma igreja católica, cinco evangélicas, um centro de saúde e, não disponibiliza de área de lazer o que leva a população buscá-la em outros setores e nas quadras da escola em questão.
A principal via de acesso ao setor é a Avenida Guaporé com tráfego intermediário, apresentando congestionamento, principalmente na época das chuvas devido às crateras ocasionadas pelo intenso tráfego e falta de estacionamentos. A avenida e ruas apresentam problemas de drenagem pluvial e falta de calçadas para pedestres.