PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. DIRCEU DE ALMEIDA
Setor 06, Rua Monteiro Lobato, 3348, Fone: (69) 3535-5288
CNPJ: 00.672.008/0001-02
Email: escoladirceu@hotmail.com Blog: dirceudealmeida.blogspot.com
Diretor – Ézio Pereira dos Santos
Vice - diretora – Maria de Lourdes Lopes Camargo
ESCOLA DOS SONHOS
Plano de Gestão 2012 – 2014
ARIQUEMES/RO - 2011
2. - ÍNDICE/SUMÁRIO.
3. - Identificação:
2.1 – Diretor
2.1.1 - Dados Pessoais
2.1.2 - Dados Funcionais
2.1.3 - Formação Acadêmica
2.2 – Vice – Diretora
2.2.1 - Dados Pessoais
2.2.2 - Dados Funcionais
2.2.3 - Formação Acadêmica
4. - História e Experiência Profissional dos Candidatos
4.1 - Diretor
4.2 - Vice – diretora
5. - Realidade Social de Ariquemes no Contexto Educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Dirceu de Almeida.
6. - Propostas de Trabalho:
6.1 - Objetivos
6.2 - Justificativa
6.3 - Estratégias
6.4 - Metas
6.5 – Ações
6.5.1 - Gestão de Recursos
6.1.2.1.1 - Melhorar o Aspecto Físico da Escola:
6.1.2.1.2 - Tornar Hábito o Cuidado Com os Bens Públicos:
6.5.2 - Gestão Pedagógica e de Resultados Educacionais
6.5.2.1 – Cotidiano
6.5.2.2 – EJA
6.5.2.3 - PSE – Programa Saúde Na Escola
6.5.3 - Gestão de Pessoas
6.5.4 - Gestão de Participativa
7. Conclusão
8. Bibliografia
3 – IDENTIFICAÇÃO:
2.1 - Diretor: Ezio Pereira dos Santos
2.1.1 - Dados Pessoais: brasileiro, solteiro, gestor escolar, portador da cédula de xxxxxxxx e domiciliado xxxxxx, neste município.
2.1.2 - Dados Funcionais: Funcionário da prefeitura Municipal de Ariquemes-RO, sob matrícula xxxx , empossado 23 de janeiro de 2006 e xxx, empossado 29 de janeiro de 2009.
2.1.3 - Formação Acadêmica: Formado em Letras pela Unir – Vilhena/RO, pós-graduado em Lingüística e Literatura, e em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, ambas pela FAMA – Vilhena/RO.
2.2 - Vice – Diretora: Maria de Lourdes Lopes Camargo
2.2.1 - Dados Pessoais: brasileiro, casado, gestora escolar, portadora da cédula de identidade xxxxx, e devidamente inscrito no CPF/MF xxxx, residente e domiciliado xxxxxx, neste município
2.2.2 - Dados Funcionais: Funcionária da prefeitura Municipal de Ariquemes-RO, sob matrícula xxx, empossado 21 de junho de 1999.
2.2.3 - Formação Acadêmica: Formado em Pedagogia pela FIAR – Ariquemes/RO, pós-graduado em Administração, Orientação e Supervisão Escolar, pela FACISA – Xaxim/SC.
os dados não divulgados encontram-se em poder da comissão eleitoral para consultas.
4 – HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOS CANDIDATOS;
4.1 Diretor: Ezio Pereira dos Santos, nascido no Município de Rolim de Moura – RO, 01/12/1980, iniciou sua carreira no magistério aos 16 anos numa escola multisseriada. No ano de 2007 foi indicado diretor desta escola e em 2008 foi eleito diretor para a gestão 2009-2011, tem seu trabalho pautado na justiça e na ética. Alcançando o melhor IDEB, entre as escolas municipais de Ariquemes.
4.2 – Vice – diretora: Maria de Lourdes Lopes Camargo, nascida no Município de Manga – MG, 18/03/1967, iniciou sua carreira no magistério no de 1996 na Creche Madre Tereza de Calcutá. No ano de 2007 foi convidada para vice-diretora desta escola e em 2008 foi eleita Vice-diretora para a gestão 2009-2011, tem seu trabalho também pautado na justiça e na ética.
5 – REALIDADE SOCIAL DE ARIQUEMES NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. DIRCEU DE ALMEIDA.
A escola Dr. Dirceu de Almeida teve início com suas atividades em março de 1993 atendendo à necessidade do bairro, Setor 06, que vinha crescendo rapidamente e dos setores cuja demanda aumentara demasiadamente. Nessa época funcionava, um prédio com três salas de aula, uma cozinha e dois banheiros, como extensão da escola Mário Quintana para atender alunos do bairro e adjacências. 06 turmas eram atendidas, sendo 3ª e 4ª séries e, os alunos eram acompanhados pelo então vigia/braçal/merendeiro/zelador/monitor Sr. Atílio Rigamonti, cujo trabalho muito contribuiu com a educação.
Intitulada EMEF “Dr. Dirceu de Almeida” em homenagem ao advogado Dr. Dirceu de Almeida, que prestava seus serviços pela prefeitura e falecido no estado de São Paulo, vítima de um câncer, nesta mesma época.
Funciona no período diurno e noturno, atendendo ao Ensino Fundamental Regular, integral e EJA. Com funcionários em sua maioria licenciados por área específica e/ou pós-graduados, outros estão concluindo a licenciatura plena e/ou a especialização.
A Proposta Pedagógica da escola teve sua criação em 1993 com reformulação em 2007 e neste ano de 2009 através de análise e avaliações das equipes. Com vistas a uma perspectiva alicerçada na realidade atual, encerrando uma proposta de renovação cujos objetivos estão direcionados à solução das problemáticas existentes, a escola caminha para a busca da reestruturação habitual e do sucesso no processo ensino-aprendizagem. O projeto não visa um fim em si mesmo, mas refere-se a um mapa norteador do caminho a ser seguido, buscando retratar a própria realidade com a reformulação das ações e metas, objetivos, estratégias, para que seja posto em prática o pensamento coletivo.
Conscientes desta necessidade e da situação educacional real do país há consciência de que somente através da educação podemos contribuir na formação de pessoas cidadãs, sabedoras de seus direitos e deveres, atuantes e com capacidade crítica de poder ler e viver o mundo, vivenciando a diversidade de valores éticos, morais e religiosos, visando à transformação da sociedade, com justiça e igualdade para todos. Fonte: PPP da escola
6.1 – OBJETIVOS
Melhorar o Ambiente físico, de convivência e sucessivamente o processo de ensino-aprendizagem, ultrapassando as metas do IDEB, traçadas pelo MEC para escola.
A importância do ambiente físico no processo de aprendizagem.
Segundo White (2008) o ambiente bem refrigerado é um suporte para uma condição precisa nos processos de aprendizagem. Ela também orienta que a escola deve ser uma referência para a saúde dos alunos e da comunidade.
Montessori (2005) defendia uma sala de aula que possibilitasse um ambiente didático- pedagógico, e também uma sala que permitisse a criança crescer com todo o universo proposto e preparado para sua aprendizagem.
No Dicionário Aurélio (2005, p. 360), ergonomia é o conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e máquina. Também é a técnica para identificar problemas de adequação do homem ao design das máquinas, equipamentos e ambiente de trabalho. Os ajustamentos proporcionarão ao homem forma e exercícios funcionais para a execução de suas tarefas.
Após a adequação do ambiente às medidas do indivíduo, e levar em consideração a relação perfeita do ambiente de trabalho, como os ruídos, a luz, o calor, odores, e materiais a ser usado no ambiente, faz com que o processo de apreensão e desenvolvimento cognitivo flua e a escola é responsável pelo desempenho e sistematização da aprendizagem.
De acordo com Rappaport (1982), o desenvolvimento cognitivo do aprendente depende do ambiente. Em si tratando de ambiente é compreensível neste trabalho que se remete ao ambiente físico, o qual abriga o aluno e possibilita a inserção de mediadores e materiais para a condução ao conhecimento.
Ambientes físicos escolares de qualidade são espaços educativos organizados, limpos, agradáveis, cuidados, com equipamentos e estrutura física adequados à realidade da escola.
Os recursos que são oriundos da arrecadação de impostos permitem a prestação de serviços de qualidade aos alunos, aos pais e à comunidade, além de oferecer boas condições de trabalho a todos, no entanto é preciso estar atento para o bom aproveitamento dos recursos existentes e uma organização que favoreça o convívio entre as pessoas e principalmente a valorização e o cuidado com o patrimônio público escolar.
Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence.
O papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos, as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento desses trabalhos.
O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando à valorização e desenvolvimento de todos na escola.
A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e exercida a cada dia.
6.3 – ESTRATÉGIAS
Reuniões semanais com a equipe gestora, e mensalmente com conselhos e funcionários, para momentos de prestação de contas, discussão das metas planejadas e desenvolvimento das ações propostas.
Encaminhamento do projeto com planilhas de custos a políticos e empresários que apóiam uma educação de qualidade e vêem às ações do projeto como necessárias para a melhoria do índice aprendizagem dos alunos.
6.4 – METAS1. Superar os índices do IDEB projetados para 2013 em todos os seguimentos;
2. Elevar o índice de aprovação dos alunos para 91%;
3. Manter o nível de harmonia entre os funcionários;
4. Melhorar o nível de comunicação interna.
6.5 – AÇÕES
6.5.1 – GESTÃO DE RECURSOS
6.5.1.1 - MELHORAR O ASPECTO FÍSICO DA ESCOLA:
ü Climatizar todas as salas de aulas e de atendimentos;
ü Colocar cortinas (persianas) em todas as janelas;
ü Adequar as calçadas à acessibilidade;
ü Reformar todos os pisos e calçadas inadequados, substituindo-os por cerâmica de qualidade;
ü Estacionamento para carros e motos dos funcionários em lugar mais adequado;
ü Continuidade do Projeto Bosque da Saúde;
ü Continuidade do Projeto Minha escola meu Jardim;
ü Continuidade do Projeto horta escolar;
ü Projeto mini-quadras, transformar a quadra aberta em mini-quadras;
ü Projeto arte no muro reforma de parte da frente do muro;
ü Construção dos muros laterais dos fundos da escola que estão comprometidos;
ü Ligamento dos pavilhões com cobertura quadra x escola, pavilhão x cozinha.
ü Aquisição de um computador portátil por turma/período, para o professor manter os diários atualizado e diversificar as aulas;
6.5.1.2 - TORNAR HÁBITO O CUIDADO COM OS BENS PÚBLICOS:
ü Conscientizar o aluno sobre a importância de preservar o patrimônio público a fim de garantir uma boa qualidade de vida escolar;
ü Fazer entender que a conscientização é uma das formas de se preservar o patrimônio escolar;
ü Entender como se dá a degradação e a preservação do espaço público da escola;
ü Relatar experiências de degradação do patrimônio público e refletir sobre suas conseqüências;
ü Propor ações coletivas e individuais para preservar esse patrimônio.
6.5.2 - GESTÃO PEDAGÓGICA E DE RESULTADOS EDUCACIONAIS
6.5.2.1 - COTIDIANO
ü Monitorar as faltas ou desistências parceria entre SOE, Secretaria e Professores;
ü Aquisição de um computador por sala de aula para uso de mídias em sala de aula;
ü Elaborar metas individuais dos professores;
ü Dinamizar os trabalhos do SOE, procurando mais eficácia;
ü Aquisição das principais linhas telefônicas para o SOE.
ü Manter atualizado o mapa da paz com registros em livro atas específicos usado a
ü Buscar parcerias para o Projeto MAIS EDUCAÇAO;
ü Reforço no SESC LER;
ü Projetos desenvolvidos pelos professores, Coordenação Pedagógicos;
ü Projeto Momento cívico com recados e execuções dos hinos Nacional, Rondônia e Ariquemes;
ü Projeto Gincanas por áreas específicas;
ü Projeto de Leitura;
ü Brincando no parque.
6.5.2.2 - EJA
ü Sessão de estudos envolvendo gestores e professores;
ü Planejar as aulas de acordo com as faixas etárias;
ü Criar grêmio estudantil EJA;
ü Conselhos de classe;
ü Conselho de representantes de classe com os professores e gestores;
ü Assembléias gerais entre equipe escolar e alunos;
ü Palestras sobre questões sociais.
ü Oferecer cursos de relações humanas “atendimento ao público” para a secretária;
6.5.2.3 - PSE – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA:
ü Segurança Alimentar e promoção da alimentação saudável;
ü Promoção das atividades corporais e atividades físicas;
ü Prevenção ao uso de drogas;
ü Projeto escola da Paz;
ü Educação para saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS
ü Reunião de pais;
ü Trabalhar a saúde com profissionais da área;
ü DST/HIV;
ü Trabalho especial em separado com meninos e meninas;
6.5.3 - GESTÃO DE PESSOAS
ü Melhorar a comunicação interna;
ü Reuniões semanais com a equipe administrativa e Bimestrais de pais;
ü Fazer cumprir as leis quanto às faltas dos funcionários;
ü Valorizar o desempenho dos profissionais da educação com o projeto motivação,
ü Confraternização de recesso e de férias (Projeto Motivação);
ü Formação continuada em diversas áreas do conhecimento;
ü Formações oferecidas pela SEMED e MEC;
6.5.4 - GESTÃO DE PARTICIPATIVA
ü Reunião mensal com os conselhos Escolar, Alimentação;
ü Continuidade do Projeto Merenda Escola Participativa – Aluno Cidadão;
ü Grêmio estudantil reunião mensal com todos os líderes e o grêmio sob responsabilidade da equipe de gestora;
ü Conselho escolar atuante, reunião com equipe administrativa;
ü Associação de Pais e Professores ativa.
7 – CONCLUSÃO
Espera-se que com este projeto consiga melhorar o Ambiente físico, de convivência e sucessivamente o processo de ensino-aprendizagem, alcançando as metas estabelecidas pelo IDEB, para a escola.
8 – BIBLIOGRAFIA.
AMARAL SOBRINHO, J. O PDE e a gestão escolar no Brasil. Brasília, DF: MEC/BIRD/FUNDESCOLA, 2001. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. FUNDESCOLA: Boletim Técnico, Brasília, DF, v.7, n. 56, 2002. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. FUNDESCOLA: Manual de operação e implementação do Projeto FUNDESCOLA IIIA (MOIP). Brasília, DF: MEC, 2002. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. FUNDESCOLA: O programa. Disponível em: <www.fundescola.org.br>. Acesso em: mar. 2002. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. FUNDESCOLA: Fundo de fortalecimento da escola: 1998-2002. Brasília, DF: MEC, 2003. [ Links ]
KRUPPA, S. O Banco Mundial e as políticas públicas de educação nos anos 90. 2001. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. [ Links ]
LIMA, L.C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001. [ Links ]
MARRA, F.; BOF, A.; AMARAL SOBRINHO, J. Plano de desenvolvimento da escola: conceito, estrutura e prática. Brasília, DF: MEC/BIRD/FUNDESCOLA, 1999. [ Links ]
LÜCK. HELOÍSA: A evolução da gestão educacional a partir de mudança paradigmática. Disponível em: < http://progestaoead.files.wordpress.com/2009/09/a-evolucao-da-gestao-educacional-h-luck.pdf >. Acesso em: set. 2011. [ Links ]
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Ezio Pereira dos Santos
CANDIDATO A DIRETOR
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Maria de Lourdes Lopes Camargo
CANDIDATA A VICE-DIRETORA
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