quarta-feira, 16 de novembro de 2011

REUNIÃO DO PDE - SEMED

PARCERIAS:
Escola Dr. Dirceu sede auditório para reunião da coordenação municipal do PDE .
Sob coordenação da professora Claudia, a reunião teve os seguintes enfoques principais:

O PDE Interativo é o novo módulo do PDE Escola no SIMEC. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e a principal mudança em relação à versão anterior é o seu caráter auto-instrucional e interativo. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão contínua. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta. Em Ariquemes já existem 6 escolar rurais cadastradas neste novo formato. Também feito um trabalho de orientação e monitoramento quanto à execução do programa.

Gestão democrática:
Heloísa Lück - A gestão democrática constitui-se em determinação explicitada tanto na Constituição Federal, como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ela pressupõe uma escola participativa, marcada pelos princípios de inclusão e de qualidade para todos. Podemos dizer que ainda estamos aprendendo democracia e que temos uma visão insuficiente e até mesmo distorcida a respeito desse importante componente político dos processos sociais em nossas instituições (não apenas nas escolares). Cremos, limitadamente, que democracia se faz, sobretudo, com eleição de representantes e não com a participação de todos para a construção de um projeto comum. Democracia na escola constitui o seu fortalecimento institucional como unidade social capaz de assumir suas responsabilidades, de forma compartilhada e participativa, com transparência e orientação para que todos cresçam como cidadãos nesse processo. É esse foco da gestão democrática, e é fazendo isso que a escola constrói e conquista a sua autonomia. Observamos, no entanto que, em nome da gestão democrática, entendida inadequadamente, pratica-se na escola a falta de organização de ordem, de sentido comum, de cumprimento das responsabilidades sociais da escola. É bom lembrar que democracia pressupõe ordem e organização e é o seu estabelecimento no interior da escola, voltado para a formação da cidadania e aprendizagem que é o foco do trabalho do diretor escolar.
A escola foi representada pela coordenadora escolar do PDE, Francinete, Coord. Séries Finais Cristina e a Vice-Diretora Lourdes.

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