terça-feira, 12 de junho de 2012

PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS ATRAVÉS DE MATERIAIS CONCRETOS

Resumindo, com a geometria fica claro o surgimento e o processo de criação de uma
expressão algébrica, como no exemplo acima.
Portanto, para ensinar álgebra é preciso, em primeiro lugar, ter clareza de seu conceito e
significado3. Além disso, o ensino da álgebra é essencial no que diz respeito ao desenvolvimento
psicológico das crianças. Vygotsky (1987, p. 180 apud CEDRO, s/d) concorda quando afirma que
“a álgebra livra o pensamento da criança da prisão das relações numéricas concretas e o eleva ao
nível mais abstrato” e, ainda, “pelo aprendizado de álgebra, a criança passa a compreender as
operações aritméticas como casos particulares de operações algébricas. Isso dá a criança uma
visão mais livre, mais abstrata e generalizada de suas operações com quantidades concretas”.
Para que isso aconteça no ensino da álgebra, é necessário uma didática orientadora de ensino.
Essa didática orientadora de ensino objetiva-se no desenvolvimento de três contextos: a crítica, a
descoberta e a prática social.
3 Conceito citado na primeira parte da presente pesquisa.
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Num primeiro momento, é necessário fazer com que o aluno, através das equações de 1º
grau4, perceba e compreenda o caráter mutável dos aspectos qualitativos e quantitativos, no
problema algébrico, na vida e no mundo. Nessa primeira fase da resolução, está a criticidade
perante o problema e sua solução.
Depois é importante que o aluno perceba que existe um controle do movimento das
quantidades e que este controle pode ser representado por meio da linguagem. Linguagem essa
que tem necessidade de ser específica e eficiente, ou seja, a linguagem das equações é uma forma
particular de compreender o movimento mais amplo das quantidades.
Essa base comum é estruturada pela intencionalidade das ações que desenvolvem
a criticidade, o questionamento (o contexto da crítica), a experimentação, a
generalização (o contexto da descoberta) e a possibilidade do conhecimento e
do envolvimento coletivo (o contexto da prática social) (CEDRO, s/d, grifo do
autor).
A álgebra como se sabe apresenta-se numa equação com “números” e “letras”. Essa equação,
é denominada “expressão algébrica”. Na matemática, cada item e sua respectiva quantidade, em
uma equação (ou expressão algébrica), recebe o nome de “termo”. Se a expressão algébrica
constitui-se de um só termo, denomina-se “monômio”. Se possuir dois termos, “binômio”, e três
termos, “trinômio”. Resumindo, igual ou acima de dois termos chamamos a expressão algébrica
de “polinômio”, (poli = vários muitos).
Exemplos:
Monômio: 5a
Binômio: 5a + 3c
Trinômio: 5a + 3c + 1
Polinômio: 5a + 3c + 2d + 1
Em uma expressão como esta pode-se identificar e explorar o conceito de valor numérico,
termos semelhantes e adição de polinômios de 2º grau. Além da soma, pode-se trabalhar com
multiplicação, divisão e subtração.
FONTE: CAMILA PASQUETI http://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/845.pdf

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