PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA M. E. F. DR. DIRCEU DE ALMEIDA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
I SEMANA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e Interpretação de Texto
“O livro é aquele brinquedo,
por incrível que pareça,
que, entre um mistério e um segredo,
põe idéias na cabeça."
(Maria Dinorah)
por incrível que pareça,
que, entre um mistério e um segredo,
põe idéias na cabeça."
(Maria Dinorah)
Ariquemes
2011
JUSTIFICATIVA
A Semana de Língua Portuguesa surgiu devido à análise da estatística do 1º bimestre onde percebeu-se um grande índice de alunos retidos nos componentes curriculares de língua portuguesa e produção de texto. Com intuito de aprimorar a leitura e a interpretação destes alunos, faz-se necessário o envolvimento de todos os colaboradores da escola para em ação conjunta direcionar esforços para elevar e executar diretrizes voltadas para sanar a dificuldade encontrada (leitura e interpretação).
OBJETIVO GERAL
Desenvolver no aluno a prática de leitura de forma que promova a interpretação, observando a norma padrão, além e possibilitar a auto-avaliação de sua leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- ALUNOS
- Ler e interpretar tipologias textuais distintas;
- Analisar e interpretar textos científicos;
- Desenvolver o hábito e o gosto da leitura;
- PROFESSOR
- Compartilhar e demonstrar encantamento a leitura, envolvendo a si e seus alunos em narrativas interessantes e atraentes de diferentes tipos textuais, adequados a realidade, faixa-etária e de interesses seus alunos.
- Elaborar estratégias para a leitura diária em sala de aula;
CONTEÚDO
- Leitura;
- Análise e interpretação de textos científicos e diversificados;
METODOLOGIA
Para a realização deste projeto, várias ações devem ser desenvolvidas tais como:
A equipe gestora e os professores serão divididos em duplas para trabalhar em parceria durante a semana. Mediante planejamento elaborado deverão permanecer nas salas em período integral, sendo a sexta-feira reservada para a elaboração dos relatórios referentes à análise e reflexão dos trabalhos executados. Cada relatório será encaminhado para a coordenação pedagógica, que fará a devolutiva aos professores dos resultados alcançados e as possíveis melhorias para a próxima etapa. O planejamento será realizado de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos e com o acompanhamento da coordenação pedagógica da respectiva série.
AVALIAÇÃO
Serão utilizadas duas etapas para a avaliação desta ação pedagógica a primeira mediante a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas e a segunda aplicando um teste de leitura e interpretação ao final de semana de língua portuguesa.
CRONOGRAMA/1
Atividades | Maio | Junho | Julho |
Elaboração do Projeto | 10 a 13/05 | ||
Planejamento | 16 a 20/05 | ||
Semana de Língua Portuguesa | 23 a 27/05 | ||
Entrega de Relatórios | 31/05 | ||
Análise dos relatórios, | 01 a 02/06 | ||
Devolutiva aos professores | 03/06 | ||
Comparativo ao 1º Bimestre/ Estatística | 16/07 |
todos os direitos reservado a escola, podem usar a idéia desde que lembrem dos autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário