segunda-feira, 6 de junho de 2011

I SEMANA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA M. E. F. DR. DIRCEU DE ALMEIDA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
















I SEMANA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e Interpretação de Texto





“O livro é aquele brinquedo,
por incrível que pareça,
que, entre um mistério e um segredo,
põe idéias na cabeça
."
(Maria Dinorah)





                                                                   Ariquemes
           2011






JUSTIFICATIVA
A Semana de Língua Portuguesa surgiu devido à análise da estatística do 1º bimestre onde percebeu-se um grande índice de alunos retidos nos componentes curriculares de língua portuguesa e produção de texto.  Com intuito de aprimorar a leitura e a interpretação destes alunos, faz-se necessário o envolvimento de todos os colaboradores da escola para em ação conjunta direcionar esforços para elevar e executar diretrizes voltadas para sanar a dificuldade encontrada (leitura e interpretação).

OBJETIVO GERAL

Desenvolver no aluno a prática de leitura de forma que promova a interpretação, observando a norma padrão, além e possibilitar a auto-avaliação de sua leitura.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • ALUNOS
  • Ler e interpretar tipologias textuais distintas;
  • Analisar e interpretar textos científicos;
  • Desenvolver o hábito e o gosto da leitura;
  • PROFESSOR
  • Compartilhar e demonstrar encantamento a leitura, envolvendo a si e  seus alunos em narrativas interessantes e atraentes de diferentes tipos textuais, adequados a realidade, faixa-etária e de interesses seus alunos.
  • Elaborar estratégias para a leitura diária em sala de aula;

CONTEÚDO
  • Leitura;
  • Análise e interpretação de textos científicos e diversificados;
METODOLOGIA
Para a realização deste projeto, várias ações devem ser desenvolvidas tais como:
A equipe gestora e os professores serão divididos em duplas para trabalhar em parceria durante a semana. Mediante planejamento elaborado deverão permanecer nas salas em período integral, sendo a sexta-feira reservada para a elaboração dos relatórios referentes à análise e reflexão dos trabalhos executados. Cada relatório será encaminhado para a coordenação pedagógica, que fará a devolutiva aos professores dos resultados alcançados e as possíveis melhorias para a próxima etapa. O planejamento será realizado de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos e com o acompanhamento da coordenação pedagógica da respectiva série.
AVALIAÇÃO
Serão utilizadas duas etapas para a avaliação desta ação pedagógica a primeira mediante a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas e a segunda aplicando um teste de leitura e interpretação ao final de semana de língua portuguesa.

CRONOGRAMA/1
Atividades
Maio
Junho
Julho
Elaboração do Projeto
10 a 13/05


Planejamento
16 a 20/05


Semana de Língua Portuguesa
23 a 27/05


Entrega de Relatórios
31/05


Análise dos relatórios,

01 a 02/06

Devolutiva aos professores

03/06

Comparativo ao 1º Bimestre/ Estatística


16/07

todos os direitos reservado a escola, podem usar a idéia desde que lembrem dos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário