quinta-feira, 16 de junho de 2011

PROJETO MERENDA PARTICIPATIVA

















PROJETO:


MERENDA ESCOLAR PARTICIPATIVA – ALUNO CIDADÃO


















1 IDENTIFICAÇÃO

1.1 Da escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Dirceu de Almeida
Endereço: Rua Monteiro Lobato, Setor 06, nº 3348, Ariquemes-RO
Fone: 069 3535 – 5288
Decreto de criação: 1884 de 24/03/1993
Decreto de 2625 de 13/04/1998
Turno de funcionamento: matutino, vespertino e noturno
Direção: Ezio Pereira dos Santos
               Maria de Lourdes Lopes Camargo

1.2 - Número de alunos matriculados: 1026 alunos
1.3 - Título do projeto: MERENDA ECOLAR PATICIPATIVA – ALUNO CIDADÃO
1.4 - Autor do projeto: Ezio Pereira dos Santos, graduado em Letras, pela Universidade Federal de Rondônia – Campus de Vilhena - RO; Especialista em Lingüística e Literatura na Faculdade da Amazônia – Vilhena – RO,  e em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar na Faculdade da Amazônia – Vilhena – RO. Pós-graduando em LIBRAS pela FAMA – Ariquemes – RO.

1.5 - Elaboração do projeto: Aparecida Ferreira Pires
                                                Colaboração - Ezio Pereira dos Santos
                                          
1.6 - Público Alvo: Alunos de 1º ano a 8ª série do ensino regular e EJA
1.7 - Coordenação e execução do projeto:
Diretor  - Ezio Pereira dos Santos
Presidente do CAE – Conselho de Alimentação escolar
Presidente do Grêmio Estudantil
SOE – Serviço de Orientação Escolar
Departamento de Compras - Vanessa Rosa Dahn

1.8 - Escolha do cardápio: corpo discente
1.9 – Participação: Rosiley Nunes Viza, nutricionista

2 - JUSTIFICATIVA
            Este projeto foi elaborado, partindo de uma visão dialética da comunidade escolar em relevância ao problema detectado em toda classe discente em relação à merenda escolar, dado o desconforto e inaceitabilidade dos mesmos em relação ao alimento oferecido. O não aproveitamento satisfatório do alimento resultava insatisfação, desperdício e falta de atenção nas disciplinas e o rendimento escolar caía assustadoramente.
            Tendo em vista o grande número de reclamações quanto ao cardápio da merenda escolar, tanto por parte dos professores quanto dos alunos e, percebendo a dedicação com que as cozinheiras preparavam a alimentação dos alunos, fez-se necessário aplicar uma mudança no modo da escolha do cardápio respeitando e atendendo ao paladar do alunado, principal interessado no assunto.
            Diante disto, percebemos a importância de ouvir os alunos em relação aos seus anseios e procurar alternativas para solucionar o caso sem causar danos e, proporcionando vez e voz aos referidos, garantindo uma política pública e plausível de ser executada. Pois, a escola que se mostra capaz de pensar estratégias para enfrentar as demandas locais de maneira organizada permite o processo de fluir a aprendizagem do aluno de modo significativo, sem desperdício e sem tropeçar em assuntos irrelevantes que podem ser plenamente transponíveis.
            Além disso, é uma realidade que requer liderança, que coloque as demandas de maneira organizada já que em nossa escola a maioria de nossos alunos vive em vulnerabilidade social e a comunidade escolar está exposta a todo tipo de desafio. Além disso, a merenda escolar é extremamente importante já que muitos deles vêm desprovidos da primeira refeição ou com apenas um café preto ou simples chá.
            A partir de então foi tomada uma atitude. Aprendemos que tudo é possível e chegamos à conclusão de que a melhora deve ser constate. Em reunião com todo o grupo e os líderes de sala resolvemos criar o CAE – Conselho de Alimentação Escolar e o Grêmio Estudantil. Grêmio este que foi criado eleito pelos próprios colegas de classe para os cargos diretivos. No entanto o Grêmio foi criado não apenas para esta finalidade, mas para manter viva e eficaz a voz do aluno como cidadão participativo numa perspectiva democrática, além disso, o resto dos alimentos e cascas de legumes é colocado em lugar apropriado para realizar a compostagem, para adubo orgânico na horta escolar, incrementando ainda mais a merenda escolar.
            O mais importante é que na atualidade é reconhecido que a forma clássica para se estudar com primor baseia-se em aspectos comuns e eficazes que além de proporcionar interesse, o aluno sentir-se-á motivado na construção do próprio conhecimento. Algumas idéias fundamentais para esta estruturação possibilitam enxergar, compreender e superar muitos obstáculos. Dessa forma no âmbito escolar o que se espera é o poder tentar construir e se adquira o saber. 


3 – OBJETIVOS:

3.1 GERAL
         Elevar o índice de aprendizagem do aluno relacionado à boa alimentação escolar, bem como levá-lo a refletir sobre o desperdício da merenda, incitando-o a indagar sobre a realidade refletindo sobre os problemas e tratando de resolvê-los através de análise critica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação com criatividade e espontaneidade.


3.2 ESPECÍFICOS
  • Melhorar a qualidade de ensino;
  • Elevar a autoestima do aluno;
  • Levar o aluno a ter um papel social de representatividade;
  • Reconhecer o aluno como ser capaz de tomar decisões plausíveis de reconhecimento;
  • Levar o aluno a reconhecer os nutrientes responsáveis pela sua formação adequada;
  • Oferecer ao aluno uma merenda de qualidade;
  • Diminuir o desperdício da merenda escolar;
  • Reconhecer o adubo orgânico como forma saudável e utilizável na plantação de horta ou hortifrutigranjeiros utilizados no dia a dia;
  • Cuidar da horta escolar;
  • Criar hábitos de cidadania;
  • Reconhecer a forma de representatividade política no meio estudantil.

4 – METAS
v  Elevar o índice de aproveitamento da merenda escolar de 76% para 85% até 22 de dezembro de 2009 e aumentar a menta em 5% a cada dois anos, após a implantação do projeto:
ü  Realizar atividades que enfoquem a compreensão abstrata da matemática em relação ao valor dos alimentos;
ü  Realizar atividades que envolvem a compreensão do valor nutriente dos alimentos;
ü  Proporcionar o entrosamento dos alunos;
ü  Desenvolver atividades de planejamento mensal da programação da merenda em conjunto com o CAE e a nutricionista;
ü  Criar cardápios variados a partir da avaliação mensal feita pelos alunos.
5 - METODOLOGIA
            Para garantir o sucesso dos trabalhos, a princípio será formado o Grêmio Escolar. Todo líder de sala eleito nas turmas matriculado na escola, de 1º ano a 8ª série poderá se candidatar a membro do Grêmio, sendo que os cargos diretivos principais serão ocupados por alunos cursistas do 6º ano a 8ª série. Após inscrição será realizada a eleição entre os líderes para os principais cargos conforme regimento do Grêmio desta escola. Estes mesmos alunos estarão se reunindo para avaliação do cardápio anterior junto ao CAE e a nutricionista, no qual serão orientados sobre o considerado ou não alimentação adequada.
Todo mês os membros se reunirão para avaliação do cardápio anterior, com escala de 5,0 a 10,0.  O que tiver menor nota será substituído por outra entre as apresentadas pela nutricionista da escola.
            O processo de compra dos alimentos só poderá ser realizado após esta reunião, quando a prestadora de contas, Vanessa Dahn, estiver de posse de toda documentação e ata realizada pelo grupo e assinada por todos, será passado pelo crivo da nutricionista que estará aprovando tecnicamente o cardápio com a quantidade de alimentos necessários para cada aluno. A prestadora manterá os líderes informados dos valores depositados para a aquisição da merenda informando valor/aluno MEC e a contrapartida da prefeitura municipal para a escola.
            Sempre que acontecer reuniões referentes merenda escolar os membros do Grêmio serão convidados a participarem representando os alunos da escola.
O líder não poderá fazer valer sua vontade e sim a dos colegas de sala, visto que é representante incentivador e defensor dos alunos de sua sala de aula.
A Alimentação escolar seguirá a normas CAE – nacional, e seguindo estas coordenadas a opinião do aluno.
            A partir de então os alunos passarão a ter consciência dos valores financeiros e nutritivos de acordo com a avaliação de técnicos da área, representado pela nutricionista.
             
6 - AVALIAÇÃO

De acordo com os objetivos propostos a avaliação do projeto se dará da seguinte forma:
Observação do interesse dos alunos em sala de aula;
Participação dos líderes nas conversas com os colegas de sala;
Participação dos membros do Grêmio Estudantil no entrosamento com os alunos;
Conversas com a nutricionista e a prestadora de contas da escola;
Participação na averiguação da compra da merenda escolar;
Participação na compostagem e cuidados com a horta escolar;
Mudança atitudinal;
Reuniões mensais com os diretores, SOE e coordenadores,
Ariquemes 15 de março de 2009












4 – METAS (adaptado ao ano de 2011)
v  Elevar o índice de aproveitamento da merenda escolar de 82% para 90% até 22 de dezembro de 2011 e aumentar a menta em 5% a cada dois anos, após a implantação do projeto:
ü  Realizar atividades que enfoquem a compreensão abstrata da matemática em relação ao valor dos alimentos;
ü  Realizar atividades que envolvem a compreensão do valor nutriente dos alimentos;
ü  Proporcionar o entrosamento dos alunos;
ü  Desenvolver atividades de planejamento mensal da programação da merenda em conjunto com o CAE e a nutricionista;
ü  Criar cardápios variados a partir da avaliação mensal feita pelos alunos.

7 CRONOGRAMA ANO 2011

ATIVIDADES
EXECUÇÃO
RESPONSÁVEL

Reunião com líderes e direção 
Março
Ezio

Mobilização da escola
Março
Equipe gestora

Reunião com líderes direção prestadora de contas. SOE e Coordenação Pedagógica
Março
Direção. SOE. Coordenação ,e Nutricionista

Criação do Grêmio Estudantil/CAE
Março
Direção e SOE

Reunião com a comunidade
Bimestral
Direção

Realização das atividades
Fev. a Dez.
Direção, Grêmio,

Reuniões mensais
Fev. a Dez.
Grêmio, Direção e Nutricionista

Avaliação do projeto
Fev. a Dez.
Grêmio, Direção
Ariquemes, 15 de Fevereiro de 2011







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Ézio Pereira dos Santos


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Maria de Lourdes Lopes Camargo


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Aparecida Ferreira Pires

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Leliana Batista Marrane


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Vanessa Dahn

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Rosely Nunes Viza



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