quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ariquemes: Projeto de libras é rediscutido

Com a presença da secretária de Governo Débora Raposo; do procurador Nilton Marena; da professora Maria Norma Lopes Souza Silva, formada em Pedagogia e especialista em Libras; alunos surdos da Escola Heitor Villa Lobos; e vereadores; a Câmara Municipal de Ariquemes rediscutiu na manhã desta quarta-feira (24), o Projeto de Lei 2039/11 de autoria do presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT) que trata sobre a oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no município.
Na oportunidade, o presidente das comissões temáticas da Câmara, vereador Clovis José (PMDB) esclareceu que, como o projeto propõe ao Executivo, a promoção da capacitação de profissionais para atender os portadores de surdez, não vê dificuldade na sua aprovação em segunda discussão. “Pelo contrário, acho o projeto justo e parabenizo novamente o presidente por tê-lo colocado em votação”, disse.
Para o vereador Enoque Nunes (PMDB) o projeto vem sanar uma questão necessária dentro das escolas. “O município tem este déficit e deve investir para diminuir essas diferenças”, disse ao mencionar as dificuldades dos professores no sentido de atender os alunos surdos nas escolas da rede pública. 
O líder do Governo na Câmara, vereador Adair Moulaz (PSDB) afirmou que também vê a implantação do projeto como essencial. “Acho importante a inserção, e não só dos surdos, mas os mudos e cegos também. Com isso não vejo dificuldade em aprovar o projeto”, opinou. “Tenho certeza que nós de maneira alguma, deixaremos de aprovar um projeto que propõe este tipo de necessidade”, acrescentou o vice-presidente da Câmara, vereador Tibério Rocha (PPS).
A vereadora Rosa Pereira (PSL) também declarou apoio ao projeto. “Todos os cidadãos têm direitos iguais, sejam deficientes ou não”, sentenciou.
Inclusão
Ao participar da reunião, o autor do projeto, vereador Val contou que já se reuniu com o prefeito de Ariquemes José Márcio Londe Raposo (DEM) na tarde desta terça-feira (23) para tratar o assunto e disse que o chefe do Executivo tem sido um dos mais sensíveis em relação a inclusão, citando como exemplo: os projeto que concede duas horas/dia para servidores se dedicarem aos parentes com deficiência; e o que ampliou a Licença Maternidade de quatro para seis meses às servidoras públicas do município. “Com relação ao projeto de Libras a preocupação maior do prefeito foi com relação à Execução. Mas esclareci a ele que o município já conta com profissionais que atuam neste sentido, e ainda existe a possibilidade de capacitação de outras pessoas para trabalhar com os surdos”, explanou mencionando os cursos de enfermagem que já contam com a disciplina de Libras como outra alternativa  para atendê-los.
O procurador do município Nilton Marena confirmou que o prefeito vê o projeto com bom olhos, especialmente porque incentiva a educação e o bem estar do aluno na rede pública. “E o que for necessário para que a Lei funcione, faremos”, garantiu. “O objetivo no momento é apenas fazer os ajustes para que a Lei funcione da forma correta e assim, seja facilitada sua Execução”, completou a secretária de Governo.
A professora Maria Norma agradeceu a Val pela visão necessária de colocar o projeto em discussão e votação e aos demais participantes da reunião pelo empenho em discutir o projeto. “Sonhamos muito em fazer de Ariquemes a cidade mais feliz de fato e que neste contexto esteja a inclusão das pessoas”, finalizou o autor do projeto.
fonte: Jaqueline Alencar Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de Ariquemes.

Em tempo:
                   A professora Claudinéia especialista em Libras e coordenadora  do Programa de inclusão dos Surdos da escola Dr. Dirceu de Almeida, representou nossos alunos neste evento, por motivo dos mesmos terem sidos incluídos em empresas locais e estarem em horário de trabalho,.
                   A escola agradece o legislativo pelo atendimento ao pedido da professora Norma, ex-professora desta escola, na criaçao de leis que atendam os surdos da grande região Ariquemense, nos orgãos públicos municipais.

Um comentário:

  1. Parabéns à Escola José Dirceu pela INCLUSÃO dos Surdos na Escola e mercado de trabalho.

    ResponderExcluir