terça-feira, 16 de agosto de 2011

Minha escola, Meu lugar

Projeto de Preservação do Patrimônio Público.


TEMA

Tema de interesse para toda população é a preservação, dessa maneira a E.M.E.F Dr. Dirceu,  não deixa de lado essa problemática e desenvolve o conceito em toda a comunidade escolar por meio de projeto educacional “Minha escola, meu espaço
Ambientes físicos escolares de qualidade são espaços educativos organizados, limpos, agradáveis, cuidados, com equipamentos e estrutura física adequados à realidade da escola.
Os recursos que são oriundos da arrecadação de impostos permitem a prestação de serviços de qualidade aos alunos, aos pais e à comunidade, além de oferecer boas condições de trabalho a todos, no entanto é preciso estar atento para:
O bom aproveitamento dos recursos existentes;
Uma organização que favoreça o convívio entre as pessoas e principalmente a valorização e o cuidado com o patrimônio público escolar.
Nossa escola está em reforma. Em razão disso, sentimos a necessidade de continuarmos elaborando um trabalho voltado a conscientização de toda a comunidade, propondo novas ações, a fim de preservar o patrimônio escolar, melhorando o convívio neste espaço, como cidadãos que tem direitos e  deveres.


OBJETIVOS

Conscientizar o aluno sobre a importância de preservar o patrimônio público a fim de garantir uma boa qualidade de vida escolar;
Entender que a conscientização é uma das formas de se preservar o patrimônio escolar;
Entender como se dá a degradação e a preservação do espaço público da escola;
Relatar experiências de degradação do patrimônio público e refletir sobre suas conseqüências;
Propor ações coletivas e individuais para preservar esse patrimônio.

PROBLEMATIZAÇÃO

No espaço escolar existem elementos que são importantes para que tenhamos uma boa qualidade de vida.
Como é construída uma escola municipal?
Como ela se mantém?
De que modo a escola pode se organizar para atender ao direito do estudante de ter acesso aos seus espaços físicos?
Por que é importante a preservação do espaço escolar?
Como as pessoas podem contribuir para essa preservação do patrimônio escolar?

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

- Apresentar  tema e a problematização;
- Fazer uma reflexão em sala de aula;
- Registrar coletivamente as hipóteses levantadas;
- Trabalhar o panfleto sobre o Patrimônio Público Escolar, elaborado pelos professores e  alunos;
- Entrevista com a família;
- Montagem de painel coletivo com as sugestões coletadas com as famílias;
- Sistematizar a entrevista com texto coletivo;
- Elaborar gráfico de barras, com dados da entrevista;
- Fazer levantamento com toda a escola para saber qual o espaço público que mais necessita o bairro da nossa escola;
- Produzir um texto coletivo apresentando o resultado da pesquisa para ser entregue aos pais e ao presidente de bairro;
- Produzir frases de conscientização e informação de como cuidar do patrimônio escolar;
- Montar cartazes ilustrados, com frases, para colocar na escola e no bairro, conscientizando a comunidade sobre a importância de cuidar e preservar este espaço;
- Montar listagem de palavras com objetos do patrimônio público da sala e/ou da escola; nomes dos espaços escolares ou com palavras chaves da preservação deste espaço;
- Realizar atividades de sistematização com as informações pesquisadas, tais como, cruzadinhas e caça-palavras, jogo de palavra, ortografia, acentuação, gramática aplicada e outros.
- Montar situações problemas a partir de tabelas sobre: quantidades de tijolos, sacos de cimentos, telhas, ferros, pisos, azulejos na reforma da escola;
- Produzir RAP ou paródia musical sobre a preservação do espaço público;
- Apresentar o RAP ou as parodias às demais turmas e a comunidade;
- Elaborar cartazes e faixas sobre a preservação do patrimônio público escolar e divulgar no bairro, colando os mesmos no comércio local durante uma  passeata.

Fonte: Baseado no Projeto da Revista Maringá Ensina.














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