terça-feira, 13 de setembro de 2011

Curso de Utilização do Material Dourado na Alfabetização

Gestão De Pessoas - Desenvolvimento Profissional Contínuo

Sob coordenação da professora Nivalda, está sendo realizado um curso de formação continuada  sobre uso do material dourado com as professoras dos 1º e 2º anos, com a instrutora Professora Ana Cristina.
Após avaliação da equipe viu-se a necessidade de formar os profissionais ou reciclá-los para facilitar o uso dos materiais didáticos disponíveis na escola em várias áreas, como na área de matemática, por exemplo, há muito material disponível, com isso a coordenadora Nivalda organizou mais esta etapa de formação a suas professoras.
MATERIAL DOURADO
"Preparei também, para os maiorezinhos do curso elementar, um material destinado a representar os números sob forma geométrica. Trata-se do excelente material denominado material das contas. As unidades são representadas por pequenas contas amarelas; a dezena (ou número 10) é formada por uma barra de dez contas enfiadas num arame bem duro. Esta barra é repetida 10 vezes em dez outras barras ligadas entre si, formando um quadrado, "o quadrado de dez", somando o total de cem. Finalmente, dez quadrados sobrepostos e ligados formando um cubo, "o cubo de 10", isto é, 1000.
Aconteceu de crianças de quatro anos de idade ficar atraídas por esses objetos brilhantes e facilmente manejáveis. Para surpresa nossa, puseram-se a combiná-los, imitando as crianças maiores. Surgiu assim tal entusiasmo pelo trabalho com os números, particularmente com o sistema decimal, que se pôde afirmar que os exercícios de aritmética tinham se tornado apaixonante.
As crianças foram compondo números até 1000. “O desenvolvimento ulterior foi maravilhoso, a tal ponto que houve crianças de cinco anos que fizeram as quatro operações com números de milhares de unidades”.
O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.
Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial:
  • Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
  • Gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;
  • Fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;
  • Trabalhar com os sentidos da criança.







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