quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Avaliação do IDEB 2011


Avaliação do IDEB 2011

Resultados:
Ideb Observado
Metas Projetadas
Escola
2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
5º ANO
3.6
3.9
5.0
4.4
3.7
4.0
4.4
4.7
5.0
5.3
5.5
5.8

Ideb Observado
Metas Projetadas
Escola
2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
9º ANO
3.4
3.4
4.1
4.0
3.4
3.6
3.8
4.2
4.6
4.9
5.1
5.4

O que o IDEB avalia?
Qualidade. Através da Prova Brasil Língua Portuguesa e Matemática;
O índice de aproveitamento escola. Aprovação, reprovação e evasão;
Multiplica-se a nota da Prova Brasil pelo índice de aprovação chegando à nota final, portanto a nota que pesa é a da Prova Brasil, se uma tiver a media 65 na Prova Brasil e um aproveitamento escolar de 0,95 sua nota final será 61,75.

Notas do Ideb fazem educadores repensarem práticas pedagógicas
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está criando uma cultura de avaliação no País. A opinião da pedagoga Mônica Samia é compartilhada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que já realizou duas pesquisas sobre os impactos causados pela divulgação das notas que medem o ensino nos municípios brasileiros, desde 2007.
Apesar de reconhecer limitações nas estatísticas para avaliar todos os fatores que influenciam a qualidade de ensino nas escolas, d pedagoga Mônica Samia acredita que o Ideb contribui para que professores, coordenadores, diretores e secretários repensem o próprio trabalho. “Ele possui falhas, mas retrata alguma coisa. O Ideb impulsionou as redes a quererem melhorar”, diz.
A educadora Maria de Salete Silva, coordenadora do programa de educação do Unicef no Brasil, acredita que os brasileiros precisam mudar o modo como encaram a avaliação. “Dar nota é sempre vinculado à punição, mas o grande objetivo da avaliação deve ser a melhoria. O Ideb é apenas um indicador, mas provocou mudanças em diferentes áreas nos municípios que cresceram as médias”, analisa.
Mudanças de postura
A última pesquisa coordenada por Mônica - Caminhos do Direito de Aprender - analisou municípios que foram mal avaliados e conseguiram melhorar o desempenho. Em todos, a vergonha de estar na lanterna os fez mudar. Em Apuarema, município com pior nota na 4ª série, professores e diretores envergonhados sentem o peso de estar no final da lista.
A falta de infraestrutura física das escolas, os problemas socioeconômicos dos municípios, os recursos escassos para investimentos em professores e colégios e a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos não impediram que gestores e educadores cruzassem os braços.
Especialista em formação de professores, Mônica critica a naturalização do fracasso escolar. “As escolas serem ruins e meninos não aprenderem é mais natural para o País do que eles irem bem. Essa cultura nociva está enraizada nas pessoas. Com a divulgação de resultados, isso está sendo rompido, porque aparece para a sociedade”, analisa.
Fonte: CNTE

Após a observação dos índices alcançados pela escola no ano 2011, abriu-se varias discussões, com a participação de todos os funcionários presentes (equipe de apoio, pedagógica, gestora, administrativa e técnica), também membros da APP e Conselho Escolar.
O diretor fez uma breve explanação da forma que os cálculos finais do Ideb são realizados, e da importância do aprendizado do aluno, pois com uma boa nota na Prova Brasil (qualidade) mesmo que o número de alunos retidos e evadidos venha a ultrapassar nossas metas (quantidade) ainda temos a chance de ter uma boa nota final.
Com isso passamos para alguns questionamentos importantes, ao final percebeu-se o interesse dos funcionários presentes em entender melhor o ideb, e que mesmo que falho em algumas situações ele serve para alavancar o interesse individual e mutuo para uma educação de melhor qualidade.

Questionamentos:
1.    Com base na realidade da escola quais os fatores que levaram a esta queda nos índices da escola?
a)        Troca de professores e metodologias;
b)        Falta de professores e da assiduidade de alguns educadores;
c)        Absentismo escolar;
d)       Parceria Escola x Família;
e)        Ainda existem práticas pedagógicas que não contribuem para o bom desempenho do aluno;
f)         Alguns professores ainda encontram dificuldade em se adequar a esta nova realidade de ensino;
g)        Reflexos da não valorização adequada do resultado do ideb no prêmio Escola nota 10.

2.    O que a escola deve fazer para melhorar a qualidade de ensino?
a)        Trabalho em equipe;
b)        Melhorar as práticas pedagógicas;
c)        Utilizar mais os materiais pedagógicos oferecidos pela escola, que são muitos por sinal em quase todas as áreas;
d)       Combater ainda mais o Absentismo escolar, buscando parceria com Conselho Tutelar e Ministério Público nos casos em que a escola não consiga resolver;
e)        Colaborar no pátio assumir de fato o papel de educadores no sentido de não permitir que alunos matem aula dentro da escola;
f)         Os professores de outras disciplinas podem estar contribuindo a partir de práticas como correção, cobrança de leitura e interpretação, cálculos mentais e outros.
g)        Incentivo a leitura;
h)        Fazer com que a formação continuada oferecida ao professor chegue ao aluno;
i)          Metodologia voltada a Prova Brasil;
j)          Conscientização e divulgação dos resultados da Prova Brasil;




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